Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Compra de créditos de carbono pela Petrobras é emblemática e importante, diz especialista

    À CNN Rádio, Virginia Parente disse que iniciativa de descarbonização vai ao encontro dos anseios da sociedade para reduzir emissões

    Com a compra dos créditos junto ao Projeto Envira Amazônia, a proteção será equivalente a 570 hectares de floresta amazônica
    Com a compra dos créditos junto ao Projeto Envira Amazônia, a proteção será equivalente a 570 hectares de floresta amazônica Foto: Getty Images (Junho/2017)

    Amanda Garciada CNN

    São Paulo

    O anúncio da Petrobras da compra de créditos de carbono equivalentes a 175 mil toneladas de gases de efeito estufa é emblemático e importante.

    Esta é a avaliação da professora do Instituto de Energia e Ambiente da USP (Universidade de São Paulo) Virginia Parente.

    Com a compra dos créditos junto ao Projeto Envira Amazônia, a proteção será equivalente a 570 hectares de floresta amazônica.

    À CNN Rádio, a professora destacou que uma operação desse porte é expressiva, já que a Petrobras é a empresa mais importante do Brasil.

    “Acionistas e consumidores querem que a Petrobras não contribua para a devastação, no momento em que uma empresa tem esse tipo de ação, é uma espécie de símbolo para outras”, explicou.

    A postura de descarbonização, segundo Virginia Parente, é uma “iniciativa muito boa”, que “vai ao encontro da pauta ESG.”

    ESG diz respeito à preocupação com o meio-ambiente, social e governança.

    A professora destacou que a Petrobras tem uma série de projetos nesse sentido, como melhorar o processo de extração e investimento em energias renováveis.

    Veja mais: Entenda como funciona o mercado de crédito de carbono

    Do ponto de vista da “pessoa física”, Parente afirmou que as pessoas podem ter uma maior “racionalização das ações” para um menor impacto sobre o meio-ambiente.

    Isso significa, por exemplo, consumir produtos e serviços de empresas mais responsáveis com os fatores ESG.

    *Com produção de Isabel Campos