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    Como a China está atrapalhando a Rússia de 4 maneiras

    Veja algumas medidas que Pequim tomou nas últimas semanas para se distanciar da isolada economia russa

    Laura Hedo CNN Business , em Hong Kong

    A China está discretamente se distanciando da economia da Rússia atingida por sanções.
    Os dois estados proclamaram no mês passado que sua amizade “não tinha limites”. Isso foi antes da Rússia lançar sua guerra na Ucrânia.

    Agora, com a economia da Rússia sendo atingida por embargos em todo o mundo, há evidências crescentes de que a vontade e capacidade de ajudar seu vizinho do Norte da China pode ser limitado. O governo chinês se recusou a condenar o ataque da Rússia à Ucrânia, mas quer evitar ser impactado pelas sanções que denunciou repetidamente como uma forma ineficaz de resolver a crise.

    “A China não faz parte da crise [da Ucrânia] e não quer que as sanções afetem a China”, disse o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, na terça-feira (15) durante um telefonema com o seu homólogo espanhol.

    Pequim também deu total apoio na quarta-feira aos comentários feitos no início desta semana pelo embaixador da China na Ucrânia. “A China nunca atacará a Ucrânia. Vamos ajudar, especialmente economicamente”, declarou Fan Xianrong em um comunicado de imprensa do governo regional de Lviv.

    Os temores de que as empresas chinesas pudessem enfrentar sanções dos EUA por laços com a Rússia contribuíram para uma imensa venda das ações chinesas nos últimos dias. A queda foi revertida na quarta-feira, quando Pequim prometeu que adotaria políticas para impulsionar sua economia e manter os mercados financeiros estáveis.

    Autoridades dos EUA disseram à CNN na segunda-feira (14) que têm informações sugerindo que a China expressou alguma abertura para fornecer à Rússia a assistência militar e financeira solicitada. A China descartou isso como “desinformação”.

    Analistas dizem que a China está tentando encontrar “um equilíbrio delicado” entre apoiar a Rússia retoricamente, mas sem antagonizar ainda mais os Estados Unidos.

    Pequim e Moscou compartilham um interesse estratégico em desafiar o Ocidente. No entanto, os bancos chineses não podem se dar ao luxo de perder o acesso a dólares americanos, e muitas indústrias chinesas não podem se dar ao luxo de serem privadas da tecnologia dos EUA.

    Enquanto a China é o parceiro comercial número 1 da Rússia, Pequim tem outras prioridades. As trocas comerciais entre os dois países representam apenas 2% do volume total do volume da China. A União Europeia e os Estados Unidos têm participações muito maiores, de acordo com estatísticas alfandegárias chinesas do ano passado.

    Aqui estão algumas medidas que Pequim tomou nas últimas semanas para se distanciar da isolada e arruinada economia russa.

    Deixar o rublo cair

    A moeda da China, o yuan, não é negociada completamente livremente, movendo-se dentro de faixas estabelecidas por funcionários do Banco Popular da China (PBOC). Na semana passada, eles dobraram o tamanho da faixa de negociação do rublo, permitindo que a moeda russa caísse mais rapidamente.

    O rublo já perdeu mais de 20% do seu valor em relação ao dólar e ao euro desde o início da guerra na Ucrânia. Ao permitir que a moeda russa caia em relação ao yuan, Pequim não está ajudando Moscou em nada.

    Os russos terão que pagar mais em rublos por importações chinesas, como smartphones e carros. Marcas de telefone chinesas como Xiaomi e Huawei são muito populares na Rússia e estavam competindo com a Apple (AAPL) e Samsung (SSNLF) pela liderança de mercado antes da guerra.

    Fabricantes de automóveis chineses, como Great Wall Motor e Geely Auto, ocupam 7% do mercado da Rússia, vendendo mais de 115 mil veículos no ano passado. A Great Wall Motor parou de fornecer carros novos para revendedores na Rússia por causa das flutuações da taxa de câmbio.

    A expansão da faixa de negociação permitiria que o yuan acompanhasse as oscilações selvagens do rublo, para que as empresas chinesas pudessem “compreender melhor a magnitude ou a tendência das futuras flutuações da taxa de câmbio e reduzir os riscos cambiais usando métodos de hedge, como derivativos”, conforme escreveu a estatal Rede de Negócios da China na semana passada.

    Atualmente, cerca de US$ 25 bilhões do comércio China-Rússia são feitos em yuan, segundo a mídia estatal chinesa.

    Segurar as reservas

    A ajuda mais significativa que a China pode oferecer à Rússia é por meio dos US$ 90 bilhões em reservas que Moscou mantém em yuans, escreveu Alicia García-Herrero, economista-chefe para a Ásia-Pacífico da Natixis, em um relatório de pesquisa na terça-feira (15).

    As sanções congelaram cerca de US$ 315 bilhões das reservas da Rússia (cerca de metade do total) já que os países ocidentais proibiram negociar com o banco central russo.

    O ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, disse esta semana que o país queria usar as reservas de yuans depois que Moscou foi impedida de acessar dólares e euros, segundo a mídia estatal da Rússia.

    O PBOC até agora não fez nenhum comentário sobre sua posição em relação a essas reservas.
    Se a China permitisse que Moscou convertesse suas reservas de yuans em dólares ou euros, “isso claramente ajudaria no atual impasse da Rússia”, observou García-Herrero. No entanto, “o risco reputacional de potencialmente violar as sanções ocidentais seria um grande passo para o PBOC e, portanto, o torna altamente improvável”, disse ela.

    “Os ganhos de longo prazo de se aproximar da Rússia podem não corresponder ao impacto dos investidores ocidentais de repente perderem o interesse na China”, acrescentou.

    Retenção de peças de aeronaves

    As sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia significam que os dois maiores fabricantes de aeronaves do mundo, a Boeing (BA) e a Airbus (EADSF), já não podem fornecer peças sobressalentes nem prestar assistência de manutenção às companhias aéreas russas. O mesmo vale para os fabricantes de motores a jato.

    Ou seja, as companhias aéreas russas podem ficar sem peças em questão de semanas ou pilotar aviões sem ter o equipamento substituído com a frequência recomendada para operar com segurança.

    No início deste mês, um alto funcionário russo disse que a China se recusou a enviar peças de aeronaves para a Rússia enquanto Moscou procura suprimentos alternativos.

    Valery Kudinov, chefe de aeronavegabilidade de aeronaves da agência de transporte aéreo da Rússia, foi citado pela agência de notícias estatal russa Tass dizendo que a Rússia buscaria oportunidades para obter peças de países como Turquia e Índia após uma tentativa fracassada de obtê-las da China.

    “Até onde sei, a China recusou”, disse Kudinov.

    Em resposta ao pedido de comentário da CNN, o Ministério das Relações Exteriores da China reiterou a oposição às sanções, acrescentando que a China e a Rússia manterão “cooperação econômica e comercial normal”.

    A China e a Rússia estabeleceram uma joint venture de aviação civil em 2017 para construir um novo avião de passageiros de fuselagem larga de longo curso, buscando rivalizar com o duopólio da Boeing e da Airbus. A produção do CR929 começou, mas divergências sobre fornecedores causaram atrasos. Inicialmente, esperava-se que o avião fosse oferecido aos clientes em 2024. Mas a Rússia adiou o cronograma para 2028 para 2029.

    Congelamento de investimento em infraestrutura

    O Banco Mundial suspendeu todos os seus programas na Rússia e em Belarus após a invasão da Ucrânia. Nenhum novo empréstimo ou investimento foi aprovado para a Rússia desde 2014 e nenhum para Belarus desde 2020.

    Mais surpreendente, talvez, seja a decisão do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, com sede em Pequim, de fazer o mesmo. Em um comunicado no início deste mês, o banco disse que estava suspendendo todas as suas atividades relacionadas à Rússia e a Belarus “com o desenrolar da guerra na Ucrânia”. A medida foi “nos melhores interesses” do banco, acrescentou.

    Frustrada por uma relativa falta de influência no Banco Mundial (com sede em Washington) e no Banco Asiático de Desenvolvimento (onde o Japão é uma força importante), a China lançou o AIIB em 2016. Além de ter a sede, a China fornece o presidente do banco e tem 26,5% dos votos. Índia e Rússia têm 7,6% e 6%, respectivamente.

    A decisão do AIIB de suspender as atividades na Rússia significa US$ 1,1 bilhão em empréstimos aprovados ou propostos destinadas a melhorar as redes rodoviárias e ferroviárias do país está agora suspensa.

    — A sucursal da CNN em Pequim e Hannah Ritchie em Sydney contribuíram para este artigo.

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