Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Comissão do Senado aprova indicados por Lula à diretoria do Banco Central

    Aprovação do professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) Paulo Picchetti e do servidor de carreira Rodrigo Alves Teixeira foi feita por 20 votos a 1 e uma abstenção

    Entrada da sede do Banco Central, em Brasília
    Entrada da sede do Banco Central, em Brasília 22/03/2022REUTERS/Adriano Machado

    Da CNN*

    A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira (28) os nomes indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para duas diretorias do Banco Central.

    A aprovação foi feita por 20 votos a 1 e uma abstenção.

    Rodrigo Alves Teixeira e Paulo Picchetti devem assumir os cargos a partir do dia 1º de janeiro. Antes, no entanto, precisam ser chancelados pelo plenário da Casa.

    Teixeira é servidor de carreira e comandará a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta. Já Picchetti é professor da FGV e vai assumir a diretoria de Assuntos Internacionais. Eles assumem os lugares de Mauricio Moura e Fernanda Guardado, respectivamente.

    Os dois diretores que deixam seus cargos fazem parte do grupo que defendeu uma postura mais rígida do Banco Central quanto aos juros, votando por uma redução menor da taxa Selic na reunião de agosto do Comitê de Política Monetária (Copom).

    As mudanças devem levar ao BC o olhar mais próximo do que governo espera. Os dois primeiros indicados pelo governo Lula, Gabriel Galípolo e Ailton Aquino, por exemplo, votaram pelo corte que possibilitou o ritmo de queda de 0,5 ponto percentual.

    Veja também: Selic cai para 12,25%; BC mantém ritmo de cortes da taxa básica de juros