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    Começar um novo trabalho é sempre um desafio; saiba como fazer isso remotamente

    Veja como causar uma ótima primeira impressão mesmo em trabalho a distância

    A preparação é a chave para começar um novo trabalho com o pé direito
    A preparação é a chave para começar um novo trabalho com o pé direito CNN / Adobe Stock

    Kathryn Vaseldo CNN Business

    Começar um novo emprego é estressante: você está tentando lembrar os nomes e funções de todos e aprender a cultura da nova empresa, ao mesmo tempo em que tenta dar o seu melhor.

    E, para os novos contratados que estão ingressando em uma empresa remotamente durante a pandemia, o processo de integração pode ser ainda mais difícil.

    Veja como causar uma ótima primeira impressão:

    1) Prepare-se antes de seu primeiro dia

    A preparação é a chave para começar um novo trabalho com o pé direito.

    “Coloque seu escritório em ordem. Obtenha tudo o que você precisa para configurar onde e como vai trabalhar: sua mesa, pegue uma luminária se achar que precisa. Prepare o seu espaço para que você esteja pronto para começar a trabalhar “, disse Andrew McCaskill, especialista de carreira do LinkedIn.

    Ele também sugeriu revisar o site da empresa, postagens de blog ou páginas de mídia social para ajudar a se familiarizar com a companhia e seus novos colegas.

    “Comece a olhar ao redor para ver o que você pode aprender sobre a organização. Informe-se sobre as notícias da empresa para descobrir o que está acontecendo no trabalho antes de começar a trabalhar”, disse McCaskill.

    2) Uma mão amiga

    Trabalhar remotamente significa que você não tem mais um companheiro de mesa que pode ajudá-lo a aprender como acessar seus arquivos de projeto ou informá-lo sobre as normas do escritório.

    Para ajudar a responder a quaisquer perguntas mundanas que surjam enquanto você aprende o básico, peça ao seu chefe para designar um “amigo” para você.

    “Pergunte ao seu gerente: ‘Há alguém na equipe com quem eu possa tirar minhas dúvidas?’”, Disse Renata Dionello, diretora de pessoal da ZipRecruiter. “Dessa forma, essa pessoa saberá de antemão que você pode estar fazendo uma série de questionamentos, o que a deixará pronta para lhe dar as respostas.”

    3) Construa sua rede de contatos

    Sem pausas para café, encontros para almoço e encontros no corredor, estabelecer um relacionamento com seus novos colegas exige mais esforço.

    Peça recomendações de colegas que você deve conhecer ao seu gestor e também preste atenção aos nomes das pessoas que estão regularmente em suas reuniões ou incluídas nos e-mails da equipe.

    Assim que tiver uma lista, comece a marcar reuniões introdutórias.

    Dionello sugeriu solicitar reuniões de 30 minutos com colegas com quem você trabalhará diretamente quase que todos os dias, e fazer perguntas sobre suas funções, projetos atuais e preferências de trabalho.

    Ela também sugeriu a criação de reuniões de introdução de 15 minutos com pessoas que não são subordinados diretos ou da sua equipe, mas são incluídos em e-mails, aparecem em reuniões ou são referenciados ocasionalmente.

    Essas reuniões não devem ser totalmente focadas no trabalho. Faça perguntas que o ajudarão a conhecer seus colegas de equipe, mas não se torne muito pessoal imediatamente. Perguntas como: ‘Há quanto tempo você está na empresa?’ ‘Como você entrou nesta indústria?’ e ‘Como foi seu verão?’ podem ajudar a quebrar o gelo.

    “O networking é uma via de mão dupla : se precisar de ajuda, peça ajuda, mas também ofereça”, disse McCaskill. “Compartilhe algumas de suas percepções pessoais sobre você e sua vida — isso torna um pouco mais fácil para outras pessoas fazerem o mesmo. Aceite o que as pessoas oferecem inicialmente e torne isso muito natural.”

    4) Vasculhe a intranet

    Algumas empresas oferecem sites internos aos funcionários que podem ser um tesouro de informações sobre recursos, manuais, benefícios e anúncios.

    “Utilizar as ferramentas que a empresa possui é muito importante”, disse Paul Wolfe, vice-presidente sênior de recursos humanos do site de empregos Even.

    Grupos de recursos de funcionários, como aqueles estabelecidos para mulheres, pais, pessoas de cor ou funcionários LGBTQIA+, também podem ser uma boa maneira de fazer conexões, observou McCaskill.

    “Se houver uma oportunidade onde já existe um grupo ou comunidade integrado à sua organização, envolver-se e obter acesso a essa comunidade ajudará a engraxar as engrenagens para que você conheça mais pessoas com mais rapidez”, disse McCaskill.

    5) Descubra o estilo do seu gestor

    Alguns gerentes desejam atualizações de progresso frequentes, enquanto outros estão um pouco mais distantes. Aprender como seu gerente prefere se comunicar — sejam e-mails, mensagens instantâneas, reuniões semanais ou documentos compartilhados — e com que frequência é importante para o seu sucesso.

    “Pergunte a eles como eles gostam de trabalhar melhor e compartilhe com eles o que funciona melhor para você”, disse McCaskill.

    6) Receba feedback regularmente

    Marque reuniões individuais frequentes com seu gerente durante as primeiras semanas no trabalho com foco no feedback, sugeriu Dionello.

    “É bom dizer ao gerente: ‘nos primeiros dois meses, eu realmente adoraria feedback frequente sobre se estou focando nas coisas certas, se estou abordando as coisas da maneira certa, se meu estilo se encaixa com o estilo da equipe e da empresa.’ Você pode ter essa conversa logo no começo”, disse Dionello.

    A estrutura “pare, comece e continue” pode ajudar a manter a conversa, disse Wolfe. Isso significa perguntar ao seu chefe: há algo que você deve parar de fazer, o que você deve começar a fazer e o que deve continuar a fazer?

    7) Seja paciente

    A integração pode ser difícil em um ambiente remoto, então tente se dar um pouco de espaço para respirar.

    “Você tem que se controlar e ser paciente”, disse Wolfe. “Você não consertar tudo imediatamente. Elabore um plano com seus líderes sobre como você prioriza as coisas.”

    (Texto traduzido; leia o original em inglês)