Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com juros maiores, rentabilidade média do CDB tem alta ao longo do ano

    Remuneração do Certificado de Depósito Bancário é 55% maior do que a poupança

    Em um cenário com a taxa básica acima dos 10%, o interesse do investidor volta para a renda fixa
    Em um cenário com a taxa básica acima dos 10%, o interesse do investidor volta para a renda fixa Getty Images

    Diego Mendesda CNN em São Paulo

    Um levantamento da plataforma de buscador de investimento, a Yubb, encomendado pela CNN Brasil, mostra que o rendimento médio dos CDBs está aumentando ao longo dos meses em 2022. No mês de agosto, a média da remuneração dos CDBs está em 118,05% do CDI, ou seja, a média de retorno deste investimento chega a quase 13,65% ao ano.  

    Em janeiro deste ano, a rentabilidade média do CDB estava em 117,3%. Neste mesmo período, a taxa básica estava em 9,25% e o CDI em 9,15%. Neste contexto, a rentabilidade média bruta estava em 11,91%.  

    Em base de comparação, o juro da poupança hoje é de aproximadamente 6,20% ao ano. Em janeiro, a caderneta chegou a pagar 3,44% ao investidor. 

    Segundo Bernardo Pascowitch, fundador do Yubb e responsável pelo levantamento, quando olhamos para as remunerações dos CDBs tem alguns fatores que se deve dar atenção.

    Em janeiro de 2021, por exemplo, a taxa Selic estava em 2% ao ano, recorde mínimo histórico. Neste mês, a média de rentabilidade bruta que os títulos estavam pagando chegava a 128,5% do CDI, ou seja, a aplicação rendia 2,76% ao ano.

    “Neste cenário, os bancos tem uma dificuldade maior em capitar recursos via CDBs e instrumentos bancários privados porque a taxa de juros estava muito baixa. Por isso, os bancos acabam aumentando a remuneração na expectativa de captar mais investidores”, afirma Pascowitch. 

    Agora, Bernardo mostra que, em um cenário com a taxa básica acima dos 10%, quase chegando aos 14% ao ano, o interesse volta para a renda fixa ainda mais latente. Com isso, as instituições acabam diminuindo as rentabilidades dos títulos.

    “Vale lembrar que essa rentabilidade é em função do CDI, então mesmo um percentual mais baixo agora, representa – no agregado – uma remuneração muito mais alta do que tinha lá atrás”, explica.

    O fundador da plataforma diz que essa é uma estratégia de marketing das instituições e também de custo do capital, que vai para a renda fixa com mais facilidades e os bancos conseguem reduzir esse retorno.  

    Bernardo ressalta também que o investidor deve levar em consideração a inflação atual. “A taxa Selic subiu, consequentemente a remuneração da renda fixa, mas isso não foi suficiente para trazer retorno positivo real ao investidor. Isso significa que o rendimento não conseguiu superar a inflação, a não ser nos últimos meses que começou a registrar deflação”, observa.

    O que é CDB?

    Os Certificados de Depósitos Interbancários são títulos emitidos pelos bancos como forma de captação ou aplicação de recursos excedentes. O CDB é um dos títulos de Renda Fixa mais tradicionais do mercado. Emitidos por bancos, esses títulos se transformaram em uma das principais alternativas para quem deseja começar sua jornada como investidor ou mesmo para quem deseja diversificar seus investimentos. Essa modalidade e é um título de Renda Fixa emitido por bancos para captar recursos.    

    Na prática, é como se você emprestasse o seu dinheiro para o banco e, em troca, ele lhe pagasse juros ao final do período combinado.