Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com escassez de motoristas de caminhão, Reino Unido deve aliviar regras de visto

    Falta de motoristas está ligada ao Brexit e à pandemia, e já levou a um racionamento de combustível em centenas de postos de gasolina

    Associação afirmou que país precisa de mais 100.000 motoristas
    Associação afirmou que país precisa de mais 100.000 motoristas REUTERS/Peter Cziborra

    Michael HoldenGuy Faulconbridgeda Reuters

    O Reino Unido deve anunciar planos para emitir vistos temporários de trabalho para motoristas de caminhão com o objetivo de aliviar uma profunda escassez de mão de obra que levou ao racionamento de combustível em centenas de postos de gasolina e longas filas para encher o tanque – com as bombas secando em alguns locais.

    Com varejistas alertando para problemas sérios no período que antecede o Natal, o gabinete do primeiro-ministro Boris Jonhson afirmou que estava considerando medidas temporárias para lidar com a escassez de motoristas de veículos pesados.

    Jornais publicaram que o governo permitiria a entrada de até 5.000 motoristas estrangeiros ao Reino Unido em vistos de curto prazo, uma medida que vinha sendo exigida por empresas de logística e varejistas há meses, mas que o governo havia descartado anteriormente.

    A Associação de Transporte Rodoviário (RHA, na sigla em inglês) do Reino Unido afirmou que o país precisa de mais 100.000 motoristas para cumprir a demanda.

    A escassez de motoristas de caminhão foi causada em parte pelo Brexit e pela Covid-19, que interrompeu o treinamento de motoristas e os testes por cerca de um ano.

    “Estamos considerando medidas temporárias para evitar problemas imediatos, mas qualquer medida que introduzirmos terá um limite de duração muito rígido”, afirmou uma porta-voz do gabinete de Johnson em Downing Street em um comunicado.

    O governo se recusou a dar mais detalhes.

    Ministros alertaram contra a possibilidade de pessoas fazendo compras motivadas pelo pânico, e empresas de petróleo afirmaram que não há escassez de oferta, apenas problemas para levar o combustível aos postos de gasolina.

    Tópicos

    Tópicos