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    Com clientes como Nubank e iFood, RH de unicórnios vê Brasil como carro-chefe

    Após um aporte de US$ 156 mi, que elevou seu valor de mercado para US$ 1,25 bi, empresa de recursos humanos se tornou um unicórnio gerenciador de unicórnios

    Tamires Vitorio, do CNN Brasil Business, em São Paulo

    A startup americana de recursos humanos Deel chega ao Brasil com o status cobiçado de unicórnio após um aporte de US$ 156 milhões, que elevou seu valor de mercado para US$ 1,25 bilhão.

    Na lista de clientes brasileiros já estão grandes nomes, como Nubank e iFood, que contrataram o serviço da companhia. No mundo todo, a empresa fornece suporte a mais de 1.800 negócios. 

    No último trimestre, a startup movimentou mais de US$ 100 milhões em um crescimento acelerado impulsionado pela pandemia do novo coronavírus.

    Fundada em 2018, a Deel facilita toda a parte de RH para a empresa, desde questões trabalhistas a financeiras, fazendo a gestão de contratos e de folhas de pagamento em mais de 150 países. Para lidar com a legislação de cada um deles, a empresa contrata advogados locais. 

    Com o investimento, foi hora de expandir e sair do eixo do Vale do Silício e Europa — de malas prontas para desembarcar no Brasil. 

    “A América Latina é uma área de muito interesse para todas as empresas no mundo, apesar de suas complexidades. Ano passado, quando recebemos o aporte, resolvemos começar a fazer a expansão e nada mais certo do que vir para cá”, conta Cristiano Soares, gerente da companhia no país. “A primeira partida foi a Colômbia, mas o Brasil é o nosso carro-chefe”, diz.

    Após a decisão de vir para o Brasil, a Deel enfrentou algumas dificuldades até tirar o projeto do papel, como a necessidade de encontrar alguém que entendesse “as particularidades do país”, como cita Soares.

    Foi para isso que ele foi escolhido para representar a startup, segundo ele. “Quando decidimos trazer a Deel para o Brasil, uma estratégia foi ir atrás dos unicórnios. Quis conversar com eles e ver que tipo de valor que poderíamos agregar para eles e ficamos cerca de três meses conversando com todo o mercado, e as oportunidades surgiram”, afirma.

    Segundo Soares, as startups afirmaram ter problemas para encontrar pessoas no país por uma série de motivos, como as burocracias necessárias durante o processo de contratação. “Isso mostra a necessidade que o mercado tem para esse tipo de solução. A dificuldade que temos de contratação é imensa, em todos os setores, não só no Brasil, como no exterior também”, explica.

    As vagas que as empresas mais buscam

    A empresa trabalha de forma 100% remota atualmente e terá vagas abertas para os profissionais brasileiros, além de ajudá-los a encontrar um trabalho no exterior.

    Segundo a Deel, as profissões mais buscadas aqui no Brasil por multinacionais são engenheiros de software, designers, analistas de dados, product managers e especialistas em customer service.

    Em média, o salário de alguém que trabalha na área de customer service é de US$ 660 a US$ 7.000 (algo entre R$ 3300,00 e R$ 3900,00, na cotação atual), enquanto um engenheiro de software consegue ganhar, por mês, de US$ 1.900 a US$ 5.700 (R$ 10.730,00 a R$ 32. 200,00). 

    Dessa forma, o funcionário pode optar por ganhar seu pagamento em moeda local, transferwise, transferência bancária, cartão de crédito, paypal e até mesmo em criptomoedas. 

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