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    Com censura da China contra mulheres de lingerie, homens substituem modelos

    Várias empresas especializadas na venda do produto por meio de transmissão ao vivo tiveram suas sessões interrompidas

    Homens vestidos com camisolas aparecem em capturas de tela de plataformas de compras ao vivo postadas na plataforma chinesa Weibo, semelhante ao Twitter
    Homens vestidos com camisolas aparecem em capturas de tela de plataformas de compras ao vivo postadas na plataforma chinesa Weibo, semelhante ao Twitter Reprodução/Weibo

    Chris LauKathleen Magramoda CNN

    Hong Kong

    Vestindo uma peça atrevida de lingerie de seda, um modelo masculino dança ao ritmo e forma um coração com os dedos durante uma sessão de transmissão ao vivo no Douyin, uma das plataformas de compartilhamento de vídeos mais populares da China.

    Seu desempenho como modelo é a ilustração mais recente do tipo de inovação empreendedora, às vezes necessária, para contornar a rigorosa censura da internet na China, uma rede que pode atrair atividades aparentemente inócuas – neste caso, varejistas que vendem roupas íntimas femininas online.

    A China implanta um dos regimes de censura mais rigorosos do mundo, com um histórico de bloqueio não apenas de informações politicamente sensíveis, mas também de imagens de corpos de mulheres considerados inapropriados.

    Várias empresas especializadas na venda de lingerie por meio de transmissão ao vivo, tiveram suas sessões interrompidas depois que apresentaram uma modelo feminina e seu problema com a censura na Internet veio à tona em janeiro. Daí o uso de homens em seu lugar.

    Em um dos canais de vendas, um homem é visto vestido com lingerie preta, ao lado de um manequim mostrando uma roupa semelhante, no que parece ser uma captura de tela de uma transmissão ao vivo no Taobao Live do Alibaba, uma plataforma de streaming para a gigante do comércio eletrônico.

    Em outra imagem, um modelo masculino diferente colocou um vestido rosa e um xale de seda, complementado com tiaras de orelhas de gato.

    Em um clipe de transmissão ao vivo, veiculado por vários meios de comunicação estatais, o proprietário de um empreendimento online disse que estava simplesmente tentando jogar pelo seguro.

    “Esta não é uma tentativa de sarcasmo. Todos estão levando muito a sério o cumprimento das regras”, disse o homem, que se identificou como Xu.

    O surgimento de modelos masculinos de lingerie causou opiniões divergentes online na China, desde alegria e aborrecimento até aceitação relutante.

    “Então, o que devo fazer se quiser promover e mostrar lingerie na sessão de transmissão ao vivo? É muito simples, encontre um homem para usá-lo”, dizia um comentário no site de microblogging chinês Weibo.

    Indústria massiva

    As vendas de produtos ao vivo são uma indústria multibilionária na China continental e receberam um grande impulso durante os três anos de rígidos bloqueios da Covid no país que prejudicaram muitos negócios físicos.

    Em junho do ano passado, o número de usuários de comércio eletrônico de transmissão ao vivo na China continental era superior a 460 milhões, segundo o Conselho da Academia da China para a Promoção do Comércio Internacional, um órgão afiliado ao Ministério do Comércio de Pequim.

    Um relatório de 2021 da iResearch, uma empresa com sede em Pequim especializada em medir o crescimento do público online, previu que o setor de transmissão ao vivo valeria até US$ 720 bilhões este ano.

    Modelos masculinos não são a única solução alternativa.

    No Douyin, a versão doméstica chinesa do TikTok, outras modelos femininas contornaram a censura exibindo o último estilo de lingerie em cima de uma camiseta que já estavam vestindo.

    Outros exibiam os itens em manequins.

    Em 2015, a China liderou uma repressão aos programas de televisão que expunham o decote das atrizes, forçando alguns dos dramas de fantasia mais populares a dar zoom em seus rostos para evitar problemas com as autoridades de transmissão.

    Ter influenciadores masculinos promovendo produtos voltados para mulheres também não é novidade na China.

    Um dos influenciadores de compras ao vivo mais bem-sucedidos do setor é Austin Li Jiaqi, que se tornou conhecido como o “Rei do Batom” após vender 15 mil batons em apenas cinco minutos em 2018.

    Como uma das maiores celebridades da internet da China, Li também vende cosméticos, produtos para a pele e roupas da moda, muitas vezes aplicando os produtos que vende em seu próprio rosto.

    Mesmo fora da China, plataformas como Facebook e Instagram têm enfrentado críticas por restringirem o compartilhamento de imagens que envolvam nudez parcial, principalmente de mulheres.

    A Meta, empresa controladora do Facebook e do Instagram, restringe o compartilhamento de seios, embora diga que pretende “permitir que imagens sejam compartilhadas para fins médicos ou de saúde”.

    Mas até mesmo o próprio Conselho de Supervisão da Meta pediu à empresa que tornasse sua política menos confusa e mais inclusiva na questão de gênero.

    O YouTube diz que proíbe “a representação de órgãos genitais, seios ou nádegas vestidos ou não, destinados à gratificação sexual”, mas pode restringir outras imagens ou vídeos que envolvam nudez.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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