Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNI: vagas de empregos na indústria avançam pelo quarto mês seguido

    Desde abril, o índice de evolução de empregados, calculado pela CNI, está acima dos 50 pontos, linha de corte que indica queda ou crescimento

    Anna Russida CNN

    No embalo da recuperação econômica, a indústria brasileira tem mantido a geração de empregos alta nos últimos meses. A criação de vagas no setor subiu pelo quarto mês consecutivo, atingindo 52,3 pontos em agosto, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)

    Desde abril, o índice de evolução de empregados, calculado pela CNI, está acima dos 50 pontos, linha de corte que indica queda ou crescimento. Para a entidade, a alta consecutiva dos números mostra que “as contratações são cada vez maiores e disseminadas pela indústria”.

    Na mesma linha, a produção industrial avançou para os 53 pontos em agosto. “É o quarto mês consecutivo que os empresários da indústria de transformação e extrativa, de todos os portes, apontam crescimento da produção frente ao mês anterior”, observa a sondagem Industrial da CNI.

    Com alta de 1 ponto percentual, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que mostra a porcentagem do parque industrial que está trabalhando, atingiu 72%. O valor é o maior para meses de agosto desde 2014. Segundo a CNI, desde maio a UCI se mantém acima da média dos mesmos meses de 2011 a 2019.

    Embora tenham recuado, os índices de expectativas do setor industrial continuam acima dos 50 pontos, o que, na interpretação da Confederação, mostra otimismo elevado dos empresários. O índice de intenção de investimento, por exemplo, recuou de 59,0 pontos para 58,5 pontos de agosto para setembro.

    “Apesar da queda, o índice segue muito acima de sua média histórica (50,5 pontos) e é o maior para o mês desde o início da série. A intenção de investir segue elevada por conta do otimismo ainda elevado, combinado a uma alta utilização da capacidade instalada”, destaca a CNI.