Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Choque nos preços vai causar mais inflação e menos crescimento, diz ex-diretor do BC

    Segundo o ex-diretor do BC, a guerra na Europa traz consequências para as economias globais e receio com o futuro

    Do CNN Brasil Business Em São Paulo

    O ex-diretor do Banco Central (BC) Luiz Fernando Figueiredo disse, em entrevista à CNN, nesta quinta-feira (10), que “o choque de preços chegou e vai trazer mais inflação e menos crescimento”. No entanto, Figueiredo diz não ser possível prever a “grandeza” e intensidade do choque.

    O especialista avalia que a situação da guerra tende a ser temporária, “o que quer dizer que é preciso ter calma e aguardar os fatos se desenrolarem”.

     

    Para Figueiredo, são vários fatores que ocorrem simultaneamente. “Aumento de custos para o mundo, o aumento do preço do petróleo, das commodities, dos alimentos, entre outros. Isso gera um choque grande de custos que causa a inflação”

    O especialista avalia que o custo mais caro dos produtos impacta o crescimento. Além disso, a guerra na Europa traz mais consequências para as economias globais.

    “Existe o efeito da queda da confiança por conta da guerra na Ucrânia. Um conflito como este, principalmente na Europa, faz as pessoas investirem menos, consumirem menos. Cria-se um efeito de receio com o futuro”, conclui.

    Veja mais no vídeo acima.