Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caso do SVB mostra efeito de juros altos no setor de tecnologia, diz economista

    À CNN Rádio, a estrategista de ações da XP Investimentos Jennie Li explicou que ambiente já é desfavorável para as startups há meses

    Unidade do SVB em Wellesley, Massachusetts
    Unidade do SVB em Wellesley, Massachusetts 13/03/2023REUTERS/Brian Snyder

    Amanda Garciada CNN

    A falência do Silicon Valley Bank demonstra o efeito dos juros altos no setor de tecnologia, segundo a estrategista de ações da XP Investimentos Jennie Li.

    À CNN Rádio, ela afirmou que as startups “já têm sido impactadas nos últimos meses com o ambiente de juros subindo e liquidez caindo.”

    “Olhamos para o SVB, que é importante para o mercado de startups, e já vimos outras empresas preocupadas se vão conseguir realizar pagamentos este ano”, disse.

    Para a economista, a fraqueza para o setor, diante do ambiente desfavorável, “é consequência dos juros maiores dos últimos meses.”

    Ao mesmo tempo, ela acredita que não é possível apontar semelhança com a crise bancária dos Estados Unidos em 2008.

    “Esta não é uma crise sistêmica, o SVB foi um caso particular da base de clientes e tipo de ativos que tem”, afirmou.

    Aliado a isso, houve investimento do banco em títulos do Tesouro de longa direção, que pagam juros maiores, mas são mais sensíveis às variações.

    “Com o cenário macroeconômico mais difícil, juros subindo, gerou dúvidas sobre a saúde financeira do banco e causou a corrida bancária, em uma tempestade perfeita.”

    Efeito nos juros do Brasil

    Jennie destacou que o Federal Reserve “tirou da mesa” a possibilidade de nova alta de 0,50 pontos na taxa de juros na semana que vem.

    E isso pode impactar o Brasil.

    “Se os EUA começarem a pausar, ou afrouxar, a escalada de juros, isso abre espaço para o Copom voltar a discutir corte da Selic.”

    Ela ressalta que “isso depende do cenário doméstico, mas abre espaço e é bom para o mercado brasileiro”.

    *Com produção de Isabel Campos