Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Carregadores para carro elétrico se popularizam e chegam a 52% dos shoppings

    Levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers, a Abrasce, mostra as políticas de sustentabilidade do segmento

    Dos empreendimentos brasileiros, 87% dos shoppings usam eletricidade oriunda de energias renováveis, como solar, eólica, hidroelétrica, geotérmica e biomassa
    Dos empreendimentos brasileiros, 87% dos shoppings usam eletricidade oriunda de energias renováveis, como solar, eólica, hidroelétrica, geotérmica e biomassa Pixabay

    Da CNN*

    São Paulo

    O número de vagas com carregadores elétricos nos shoppings centers saltou 4,3 vezes entre os anos de 2019 e 2022.

    Com esse aumento de vagas, mais da metade dos centros de compras brasileiros já têm carregadores de carros elétricos. Levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers, a Abrasce, mostra que 52% dos shoppings brasileiros já têm esse equipamento.

    O dado consta do Relatório de Sustentabilidade Abrasce 2023, documento feito com base em pesquisa realizada de março a junho deste ano. A pesquisa mostra, ainda, que 93% dos shoppings têm bicicletários.

    O relatório mostra as políticas de sustentabilidade dos shoppings. Uma das frentes em que os empreendimentos têm mais iniciativas é na energia elétrica. A iluminação LED, por exemplo, que é mais eficiente, é usada em 91% dos empreendimentos em mais da metade das áreas. Usar a tecnologia LED reduz o consumo energético em cerca de 80%.

    Ainda na eletricidade, 92% dos shoppings já compram energia elétrica no mercado livre – aquele em que grandes consumidores podem escolher o fornecedor da energia elétrica. Dos empreendimentos brasileiros, 87% dos shoppings usam eletricidade oriunda de energias renováveis, como solar, eólica, hidroelétrica, geotérmica e biomassa.

    Nos resíduos, a coleta seletiva está presente em 82% nas praças de alimentação. Nos corredores e entradas, 70% dos shoppings têm pontos de coleta seletiva.

    As iniciativas sustentáveis são mais discretas no uso da água. O índice de aproveitamento de água da chuva pelos shoppings chega a 25% dos empreendimentos. O reuso de água é mais popular: como na irrigação de jardins (64%), lavagem de pisos (56%) e higienização de banheiros (23%).

    Veja também – Embraer apresenta protótipo de carro voador elétrico