Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Campos Neto defende democratização financeira com juros menores e melhores serviços

    Presidente do BC diz que a educação financeira ajuda os cidadãos na tomada de decisões mais conscientes

    Nicole DinizAnna Russida CNN , em Brasília

    O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reforçou que a educação financeira é um tema estratégico da agenda da autoridade monetária para promover a democratização financeira da população brasileira por meio de juros menores, serviços melhores e a participação de todos os brasileiros no mercado. A fala ocorreu durante seu discurso na abertura da 8° Semana de Educação Financeira (ENEF).

    Campos Neto afirmou ainda que a educação financeira ajuda os cidadãos na tomada de decisões mais conscientes e que os clientes são o “motor de mudança do sistema financeiro”. Para ele, o acesso à educação torna os consumidores cada vez mais exigentes, o que, por sua vez, favorece a competição no país, já que os clientes terão mais capacidade de comparar taxas e qualidade dos serviços ofertados.

    “A decisão das pessoas em poupar para seu futuro, tomar crédito de forma planejada para abrir um pequeno negócio, comprar sua casa própria, ou mesmo para adquirir aquele bem desejado é essencial para que o sistema financeiro atinja um de seus objetivos mais importantes que é o de apoiar o desenvolvimento nacional e econômico do país de forma sustentável”, defendeu.

    “Para o BC, o tripé, planejamento, poupança e crédito consciente. Que já ficou conhecido como PLA-PO-CRE é uma ferramenta não só para aumentar a saúde financeira do brasileiro, mas também, fator fundamental para evolução do próprio sistema financeiro”, completou.

    Tópicos