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    Câmara deve votar Marco Legal das Ferrovias nesta segunda (13)

    Marco das Ferrovias quer alterar as regras para investimentos e funcionamento do setor

    Com mais de 20 mil km na mira, governo estuda programa para devolução trechos ociosos de ferrovias
    Com mais de 20 mil km na mira, governo estuda programa para devolução trechos ociosos de ferrovias Foto: Ministério da Infraestrutura/Divulgação

    Do CNN Brasil Business*

    em São Paulo

    A apreciação do Marco Legal das Ferrovias pelo plenário da Câmara, que inicialmente estava marcada para a última quinta-feira (9), deve acontecer nesta segunda-feira (13). O adiamento, na semana passada, ocorreu por falta de acordo para a aprovação do projeto.

    Proposto em 2018, o Marco das Ferrovias quer alterar as regras para investimentos e funcionamento do setor. O texto já foi aprovado no Senado, e agora será votado na Câmara dos Deputados. Caso aprovado, ele vai à sanção presidencial.

    A principal mudança com o projeto é a criação de um novo modelo para a realização de investimentos e construção de ferrovias, a modalidade de autorização.

    Nela, o Estado permite que entes privados invistam em projetos sem pré-determinação estatal referente a local, extensão e outras características, como no modelo atual de concessão. Com isso, o investidor assumirá o risco da operação, mas atuará em projetos de seu interesse.

    O texto também estabelece que empresas, como de mineração ou agronegócio, poderão investir em apenas um trecho de uma ferrovia, ao invés de precisar investir em todo o percurso.

    Segundo o Ministério da Infraestrutura, a ideia é reduzir uma subutilização da malha ferroviária brasileira. Dados da pasta apontam que há apenas 25% das vias em plena operação, e 46% estão com o tráfego baixo. Já 29% seguem sem operação comercial.

    *Com informações de Bia Gurgel e João Malar / texto publicado por Thâmara Kaoru