Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    BYD inaugura instalações para carros elétricos na Bahia em antigo complexo da Ford

    Empresa chinesa informou que ainda está avaliando o que será aproveitado e se terão que realizar alguma construção nova no local

    Presidente da BYD no Brasil apresenta modelo Dolphin Plus
    Presidente da BYD no Brasil apresenta modelo Dolphin Plus REUTERS/Alberto Alerigi Jr.

    Por Alberto Alerigi, da Reuters

    A montadora chinesa BYD anunciou a inauguração de seu mais novo complexo industrial em Camaçari, na Bahia, mantendo expectativa de investimento de R$ 3 bilhões nos próximos anos, anunciou seu presidente global, Wang Chuanfu, em cerimônia com autoridades do Estado nesta segunda-feira (9).

    À CNN, a montadora chinesa informou que ainda está avaliando o que será aproveitado e se terão que realizar alguma construção nova no espaço que era da Ford.

    No evento, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou que seu governo encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado proposta para isenção de cobrança de IPVA sobre veículos elétricos que custarem até R$ 300 mil. A proposta também inclui fixar em 2,5% o IPVA do veículos que custarem acima disso.

    A construção da fábrica, em um terreno onde até 2021 era usado pela Ford para produzir carros a combustão, reforçará a presença de montadoras chinesas no país, em um momento em que empresas com presença mais estabelecida no Brasil tentam convencer o governo federal a criar mecanismos que restrinjam importações de veículos elétricos.

    “Escolhemos Camaçari porque queremos transformar este lugar em um Vale do Silício”, disse Wang por meio de tradutor. “Vamos instalar um centro de pesquisa e desenvolvimento nesta cidade e desenvolver novas soluções para a transição verde”, acrescentou o executivo durante a cerimônia da pedra fundamental da fábrica.

    “O Brasil é um mercado com grande potencial.”

    O evento contou com participação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

    A BYD vendeu em setembro 2.137 carros, na liderança de veículos eletrificados do país, à frente das 1.741 unidades da Toyota e das 1.307 da GWM, segundo dados divulgados na sexta-feira pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e citados pela montadora chinesa.

    O segmento de carros eletrificados (que inclui híbridos) vendeu cerca de 8.500 veículos em setembro no país, atrás apenas de agosto, quando foram comercializados por volta de 9.400 unidades, segundo dados da associação de montadoras, Anfavea. No acumulado do ano até o mês passado, o volume vendido soma quase 57.500 veículos, crescimento de cerca de 68% sobre um ano antes.

    A BYD, que rivaliza com a Tesla a primeira posição mundial entre os maiores fabricantes de carros elétricos do mundo, pretende iniciar a produção de seus veículos na Bahia até o final de 2024, a capacidade da fábrica, que terá 5 mil trabalhadores diretos, será de 150 mil veículos por ano, que a empresa pretende alcançar gradualmente.

    Veja também: CEO da BYD detalha expansão de investimentos no Brasil