Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Busca das empresas por crédito cresce pelo segundo mês consecutivo

    Segundo levantamento da Serasa Experian, grandes companhias foram as que mais solicitaram recurso

    Indicador de Demanda das Empresas por Crédito registrou alta de 9,8%
    Indicador de Demanda das Empresas por Crédito registrou alta de 9,8% Freepik

    Larissa Coelhoda CNN

    São Paulo

    A busca por crédito das empresas aumentou em setembro pelo segundo mês consecutivo, de acordo com um levantamento da Serasa Experian.

    O Indicador de Demanda das Empresas por Crédito registrou alta de 9,8%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

    As grandes empresas puxaram o resultado, com um aumento de 10,5% pelo recurso financeiro, seguidas pelas micro e pequenas empresas com 10%.

    Os números tiveram uma virada em relação à 2022, quando as MPE’s e as médias empresas registraram queda na demanda por crédito.

    O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, avalia que a redução da taxa Selic e da inflação trouxeram um ânimo maior às empresas na busca por financiamento.

    “Possuir recursos monetários para manter liquidez e honrar compromissos com seus provedores é de suma importância para a sobrevivência e operação das empresas“, explica Rabi.

    Olhando para os setores, a categoria que engloba financeiras, setor primário e o terceiro setor registrou o maior crescimento na busca por crédito, com alta de 19%. Na sequência, está o setor de serviços, com 17,4% no acumulado dos últimos 12 meses.

    Na análise por Unidades Federativas, a pesquisa revela que apenas o Distrito Federal teve queda na busca por crédito, com uma baixa expressiva de 34,7%. Na outra ponta, está o Rio de Janeiro, com um crescimento de 21,9%, seguido por Rio Grande do Sul (16,4%) e Mato Grosso (14,7%).

    Veja também: Juros altos aumentam inadimplência