Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil vai ocupar a Presidência do G20 pela primeira vez

    País será responsável por organizar a próxima cúpula, prevista para novembro de 2024, no Rio de Janeiro

    O presidente Lula e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi
    O presidente Lula e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi Ricardo Stuckert/PR

    Amanda Sampaioda CNN

    São Paulo

    O Palácio do Planalto informou nesta quarta-feira (30) que o Brasil irá ocupar, pela primeira vez, a Presidência do G20. O presidente Lula viajará na próxima semana para o encontro, que será realizado em Nova Delhi, na Índia, nos dias 9 e 10 de setembro.

    Segundo o Executivo, como país ocupante da Presidência, o Brasil também será responsável por organizar a próxima cúpula, prevista para novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

    Durante a viagem oficial à Índia, Lula participará de três reuniões de trabalho do G20 e deve receber líderes de outras nações para reuniões bilaterais.

    Além disso, o presidente ficará à cargo do último discurso da cúpula, no dia 10 de setembro, após receber — de forma simbólica — a Presidência, que será entregue pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

    “O presidente apresentará no seu discurso as prioridades brasileiras, mas ele já tem antecipado alguns dos temas que serão muito caros à Presidência brasileira. Em uma entrevista na semana passada, ele mencionou o combate às desigualdades, não só na área social, mas desigualdade entre países, de acesso a recursos, e sobretudo em áreas como combate à fome, combate à pobreza, a agenda social de maneira geral”, afirmou o embaixador Maurício Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

    Veja também: Ibovespa ignora exterior e fecha em queda; dólar sobe