Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil tem potencial favorável para energia solar e eólica, avalia professor

    À CNN Rádio, Luciano Losekann afirmou que o país "tem liderança em energia renovável"

    Amanda Garciaprodução de Bel Camposda CNN , Em São Paulo

    Depois de uma expansão de mais de 50% na energia solar e eólica no Brasil em 2021, a tendência é de que as duas matrizes continuem ampliando mercados no ano que vem.

    Em entrevista à CNN Rádio, o professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador do grupo de Energia e Regulação, Luciano Losekann, afirmou que o país “está seguindo uma tendência global de difusão das duas fontes de energia”.

    “O Brasil tem potencial favorável para a energia eólia e solar e está se engajando nessa tendência que já foi forte em países pioneiros, é o momento”, completou.

    Losekann reconhece que o Brasil tem liderança em energia renovável, com a dominante sendo a energia hidrelétrica. “Estamos à frente no esforço de descarbonizar a matriz de geração energética.”

    Segundo o professor, o ambiente é favorável para as energias eólica e solar. Além da preocupação ambiental, ele reforça que a liberação de mercado livre de consumidores e a geração distribuída incentivaram o avanço do setor.

    Losekann reforça, no entanto, que, nos momentos em que a “natureza não colabora”, quando não há sol e vento, é importante que se tenha opções como energia movida a gás natural. “A gente experimenta uma complementação entre essas fontes renováveis, mesmo assim tem que ter preocupação, porque são fontes que, em certos momentos, não estarão disponíveis”, acrescentou.

    Tópicos