Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil não pode perder inovação, diz presidente da Ericsson sobre 5G no país

    Leilão da quinta geração (5G) de rede de internet móvel no país deve ocorrer no primeiro semestre de 2021

    Da CNN

    Em entrevista à CNN, Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson na América Latina, falou sobre a licitação  quinta geração (5G) de rede de internet móvel no país, que deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem. Segundo ele, o leilão precisa acontecer o mais rápido possível, porque o país não pode perder inovação.

    “Hoje, a economia digital dos Estados Unidos é maior do que o PIB [Produto Interno Bruto] do Brasil. Eles têm grandes empresas que foram criadas após a chegada dessa tecnologia”, disse. 

    “Acreditamos que com o 5G nós teremos mais ou menos o mesmo procedimento, ou seja, a criação da inovação em cima da chegada da tecnologia. Por isso, não podemos ficar muito longe dos outros países”, explicou.

    Questionado se o Brasil terá um posicionamento “anti-China” apesar da expertise chinesa para a tecnologia 5G, Ricotta disse que essa é uma “questão geopolítica”, e que o foco é atender os clientes.

    “Cada país vai tomar uma decisão, e nós vamos seguir o que for determinado por cada país, não só no Brasil, mas em todos os países da América Latina”, falou. 

    Assista e leia também:

    Telefônica diz que ativará 5G em oito capitais a partir de 24 de julho

    China diz que irá defender seus interesses após Reino Unido banir 5G da Huawei

    Ricotta afirmou ainda que a Ericsson está preparada para tirar o 5G do papel no Brasil. “Temos o maior número de patentes de 5G, estamos aqui há 95 anos, temos fábrica de alta tecnologia em São José dos Campos, de onde exportamos 47% da produção 2G, 3G, 4G e, em breve, 5G”, disse.

    (Edição: Bernardo Barbosa)