Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil está fazendo “esforço enorme” para fechar acordo Mercosul-UE, diz Alckmin

    Segundo o ministro, o Brasil prioriza reforçar suas relações dentro do próprio Mercosul, mas também novos acordos. Além da UE, mencionou oportunidades na África e na Arábia Saudita

    Geraldo Alckmin é o presidente em exercício, já que Lula viajou ao G20
    Geraldo Alckmin é o presidente em exercício, já que Lula viajou ao G20 27/02/2023REUTERS/Adriano Machado

    Danilo Moliternoda CNN

    São Paulo

    O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, afirmou em evento nesta terça-feira (3) que o governo brasileiro faz “esforço enorme” para concluir o acordo entre Mercosul e União Europeia.

    “Temos grande possibilidade com acordo comercial Mercosul-União Europeia. Se avançar, estamos fazendo um esforço enorme para isso, teremos essa relação com 27 países, os mais ricos do mundo”, indicou

    Segundo o ministro, o Brasil prioriza reforçar suas relações dentro do próprio Mercosul, mas também novos acordos. Além da UE, Alckmin mencionou oportunidades na África e na Arábia Saudita.

    Durante sua participação, o vice-presidente mencionou incentivos do Lula 3 à indústria, como à renovação de frotas de veículos e ao setor químico. Destacou, contudo, a abertura de linhas de financiamento para inovação com juros, em valores atuais, de 4% ao ano.

    Neste programa de inovação, serão disponibilizados para investimentos em pesquisa e desenvolvimento R$ 66 bilhões, que incluem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

    Alckmin ainda ressaltou a capacidade do Brasil em atrair investimentos em um momento no qual players do mercado buscam oportunidades que levem em consideração a transição ecológica e energética.

    Ele participou do 15º Congresso da Micro, Pequena e Média Indústria, no prédio da Fiesp, em São Paulo. Também esteve presente o ministro da Micro e Pequena Empresa, Márcio França.