Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil é uma potência ambiental e hoje o foco da comunidade internacional é na Amazônia, diz presidente da Suzano à CNN

    Em entrevista ao programa Caminhos com Abilio Diniz, David Feffer destacou as ações do novo governo de envolver positivamente a comunidade internacional

    David Feffer e Abilio Diniz
    David Feffer e Abilio Diniz Reprodução/CNN

    Luiza Palermoda CNN*

    São Paulo

    David Feffer, presidente do conselho de administração da produtora de celulose Suzano, afirmou em entrevista ao empresário Abilio Diniz no programa Caminhos, da CNN, que acredita que o Brasil é uma potência ambiental e que o foco da comunidade internacional atualmente é na Amazônia.

    “Nós [o Brasil] somos uma potência ambiental. E a nossa principal força enquanto potência ambiental é na área florestal. Atualmente, como todos sabemos, a Amazônia é o foco do mundo”, afirmou o empresário.

    Questionado sobre as condutas do governo anterior e do atual nas relações exteriores, Feffer destacou as ações da gestão de Lula de envolver positivamente a comunidade internacional.

    “Esse governo tem feito um trabalho muito importante em chamar atenção de uma forma adequada e envolver os parceiros da forma correta, envolver os outros países da forma correta em torno da questão da Amazônia“, avaliou o presidente da Suzano.

    Eu tenho convicção que a próxima COP no ano de 2025, em Belém, vai ser um momento importantíssimo onde o Brasil vai poder ter essa liderança forte e vai ter esse protagonismo”, completou.

    Gestão do Brasil

    Na entrevista, Feffer afirmou a Abilio que não basta o país ter programas e legislações eficientes, também é necessário ter uma boa gestão por parte do governo para colocar isso em prática.

    “Nós não precisamos de mais leis no Brasil, precisamos dar uma boa execução dessas leis”, afirmou o empresário da Suzano, descantando ainda que o país tem um potencial enorme de crescimento, mas isso não é uma tarefa fácil.

    “Temos servidores públicos muito determinados e muito competentes no país. Temos muitas leis no Brasil e a implementação dessas leis de uma forma mais eficiente vai ajudar na gestão do país”, avaliou David.

    Apesar dos desafios estruturais, Feffer também se mostrou otimista com o futuro do país.  

    “Eu acredito que crescer com sustentabilidade e com firmeza é muito importante. Acho que o Brasil é um país maravilhoso que poderia crescer mais, acho que ninguém quer que o país cresça menos”, disse o presidente da Suzano

    Papel dos empresários

    Questionado sobre o papel dos executivos no país, David Feffer destacou a importância do diálogo entre o setor empresarial e o governo federal.

    “Nós, empresários, temos que ser ambidestros, temos que ter a capacidade de ser os melhores possíveis gestores do hoje e os mais competentes criadores do amanhã”, disse.

    “Temos que ter a capacidade de trabalhar junto com o ecossistema, e não há governo capaz de trabalhar em oposição ao empresário, e vice-versa”, acrescentou Feffer.

    Para o executivo, cabe aos gestores das empresas brasileiras a informar o governo sobre os desafios e problemas do país.

    “Cabe a nós que estamos na linha de frente do dia a dia de informar o governo, ajudar o governo a enxergar os desafios, a enxergar os problemas e até, quem sabe, apontar possíveis soluções. E o governo deve nos escutar”, disse Feffer.