Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil é parte da solução para mudanças do clima, diz ministro do Meio Ambiente

    Joaquim Leite ressaltou potencial brasileiro de exportar energia renovável para o mundo

    Ministro do Meio Ambiente participou de evento sobre economia verde
    Ministro do Meio Ambiente participou de evento sobre economia verde Flickr/Ministério do Meio Ambiente

    João Pedro Malardo CNN Brasil Business

    em São Paulo

    O Brasil tem potencial para fazer parte da solução no combate às mudanças climáticas, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em evento nesta terça-feira (16).

    Leite defendeu que é preciso “incentivar, criar uma nova economia verde, neutra em emissões até 2050”.

    Para o ministro, o Brasil possui um volume de energia renovável e capacidade tecnológica suficientes para realizar esse processo de forma “inteligente, lucrativa”, permitindo uma melhora na qualidade de vida da população e dando escala à economia verde.

    Dentre as medidas tomadas pelo governo federal para incentivar esse processo, ele cita a criação de um fundo do clima para financiamento de projetos de biometano e hidrogênio verde e um decreto de regulação do mercado de carbono.

    “É uma certidão de nascimento, com plataforma única de registro, obrigatoriedade do setor estar alinhado com a meta nacional, indústria de baixo carbono, receitas extraordinárias para projetos verdes e, mais importante, a oportunidade de registrar a pegada de carbono do produto brasileiro”, explica.

    O ministro disse que o Brasil já realizou a transição energética para fontes mais renováveis, o que dá um potencial de ser um exportador de energia renovável e barata e sendo um gerador de segurança energética global.

    “A geopolítica mudou com a pandemia e a guerra, o mundo busca países próximos, amigos e com energia verde, e esse país é o Brasil. Seremos a segurança de energia verde para o mundo, em especial para a Europa”, avalia.

    Para Leite, o maior desafio global atualmente é o da energia, com uma busca por energia renovável excedente e barata, uma área em que o Brasil tem saído na frente com a expansão das fontes solar e eólica e com o potencial da energia eólica offshore, no oceano.

    “Há uma oportunidade gigantesca na eólica marinha, uma fronteira para produzir energia, uma das mais baratas do mundo, pelo mar, é nisso que o mundo olha para o Brasil, ser um exportador de energia limpa”, diz.

    Conheça os tipos de energia renovável