Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil e Arábia Saudita criam canal para estudar voos diretos entre os países

    Ainda como resultado da missão brasileira à Arábia Saudita, Embraer assinou três acordos de cooperação, abrangendo aviação civil, defesa e segurança, e mobilidade aérea urbana

    Danilo Moliternoda CNN , São Paulo

    O Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil e o Ministério dos Transportes da Arábia Saudita criaram um grupo de trabalho para viabilizar voos diretos entre os países. O ministro Silvio Costa Filho visitou o parceiro na última semana.

    A informação foi confirmada pela pasta brasileira à CNN. Em sua viagem, Costa Filho se reuniu com o ministro dos Transportes saudita, Saleh Al-Jasser.

    Como resultado da missão à Arábia Saudita, a Embraer assinou três acordos de cooperação, abrangendo aviação civil, defesa e segurança, e mobilidade aérea urbana.

    1. Memorando de Entendimento de Cooperação e Parcerias com o Governo Saudita (Ministério de Investimento da Arábia Saudita e a GACA – Autoridade Aeronáutica Saudita)
    2. Memorando de Entendimento com a SAMI – empresa saudita de Defesa
    3. Memorando de Entendimento da EVE, o “carro voador”, com a Flynas, sobre operações de táxi aéreo naquele país

    O primeiro memorando prevê cooperação entre as autoridades aeronáuticas. Já o segundo visa, por exemplo, promover as capacidades do C-390 Millennium (aeronave militar da Embraer).

    O terceiro, com a Flynas, principal companhia aérea de baixo custo do Oriente Médio e do mundo, trata sobre operações de táxi aéreo na Arábia Saudita e um futuro ecossistema local de voos elétricos.

    Em seus compromissos, o ministro se reuniu com representantes do Fundo de Investimentos da Arábia Saudita e o governador do Fundo Nacional de Desenvolvimento, Stehen Groff, em busca de investimentos nos setores de portos e aeroportos.

    Além da Arábia Saudita, Costa Filho visitou, por parcerias, outros países do Oriente Médio em meio a compromissos da COP28.

    Nos Emirados Árabes Unidos, Costa Filho realizou uma visita técnica a uma empresa brasileira que está construindo um FPSO, o maior navio flutuante de empresa independente de produção de petróleo.

    Houve também reunião com representantes da Etihad Airways, uma das principais empresas de transporte aéreo dos Emirados Árabes Unidos, para ampliar o número de voos entre Brasil e os Emirados.

    A comitiva também encontrou-se com a DP World, empresa de logística e administração portuária e discutiu o fortalecimento do setor em encontro com a empresa dinamarquesa Maersk.

    Veja também: Entenda o pacote econômico anunciado por Milei

    Tópicos