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    BR do Mar é importante para diversificar o transporte do país, diz especialista

    À CNN Rádio, Paulo Resende explicou projeto de incentivo à navegação de cabotagem que pode ser votado pelo Senado em breve

    Porto de Imbituba (SC)

    Amanda Garcia com produção da Bel Campos.da CNN

    A BR do Mar é um projeto de incentivo da navegação de cabotagem – aprovado em setembro pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado – que é importante para diversificar os modais de transporte do Brasil, na opinião do coordenador do Núcleo de Logística e Infraestrutura da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende.

    Há expectativa de que um requerimento de urgência seja aprovado e o texto vá direto para o Plenário.

    Resende explicou que a cabotagem é uma navegação por mar, que trata especificamente de uma conexão ao longo da costa necessariamente entre portos brasileiros.

    A proposta tem relevância, de acordo com o especialista, porque “os estados brasileiros têm economias muito relacionadas umas com as outras.”

    Por exemplo, há produção industrial que começa a ser fabricado no Rio Grande do Sul e termina em Pernambuco. “Hoje tudo isso é feito em sua grande maioria por caminhão, é um país sobre rodas, temos visto uma ameaça de paralisações dos caminhoneiros e a economia para.”

    “A BR do Mar é um nome fictício, mais de marketing, mas é uma nova alternativa para um país de 8 mil km de costa, com economias interconectadas com necessidade de transporte e que não podem depender de um modal, tudo de infraestrutura é urgente”, completou.

    Paulo Resende acredita ainda que a implementação seria mais rápida, por exemplo, do que das ferrovias, já que o Brasil usa, em menor medida, a cabotagem atualmente.

    “Não estamos começando do zero, a cabotagem já existe no Brasil, só que a participação dela é muito pequena, não é um modal oferecido de maneira universal para todos os setores da economia, não será um mistério para as operações brasileiras.”