Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsas do EUA fecham em queda com temor por subida forte dos juros

    O índice S&P 500 caiu 0,8% e o índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 0,61%

    Prédio da Bolsa de Nova York
    Prédio da Bolsa de Nova York 20/01/2016. REUTERS/Mike Segar

    da Reuters

    Os principais índices de Wall Street fecharam em queda nesta quinta-feira (20), após a renúncia de Liz Truss como primeira-ministra do Reino Unido adicionar uma camada de incerteza aos mercados que lutam para manter os ganhos obtidos com uma série de previsões positivas de balanços de empresas norte-americanas.

    As bolsas dos Estados Unidos também reagiram aos dados sobre o mercado de trabalho do país e a comentários de uma autoridade do Federal Reserve, que reforçaram as expectativas de que o banco central do país será agressivo na elevação da taxa de juros.

    O índice S&P 500 fechou em queda de 0,80%, a 3.665,78 pontos. O Dow Jones caiu 0,30%, a 30.333,59 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 0,61%, a 10.614,84 pontos.

     

    Os papéis subiram mais cedo, impulsionados por ganhos em nomes como IBM, que teve alta de 4,73% depois que a empresa de serviços de tecnologia da informação superou as estimativas de lucros trimestrais na quarta-feira e disse que espera ultrapassar as metas de crescimento de receita para o ano inteiro. A AT&T subiu 7,72% ao elevar sua previsão de lucro anual.

    Mas as ações não conseguiram manter seus ganhos, conforme dados de pedidos semanais de seguro-desemprego e comentários do presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, reforçaram preocupações com a alta dos juros e a possibilidade de que ela leve a economia norte-americana a uma recessão.

    Harker disse que o Fed não terminou de subir sua meta da taxa básica de curto prazo, pois a inflação alta persiste, o que ajudou a empurrar o rendimento do Treasury de dez anos para seu nível mais alto desde junho de 2008, a 4,239%.