Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsas dos EUA fecham em queda após FedEx alertar sobre recessão global

    Empresa de entregas disse que a demanda por encomendas enfraqueceu consideravelmente nas últimas semanas do trimestre

    Nicole Goodkinddo CNN Business

    As ações nos EUA caíram nesta sexta-feira (16) depois que a FedEx informou aos investidores um forte anúncio sobre suas projeções em relação à economia global.

    O Dow Jones fechou em queda de 140 pontos, ou 0,5%. O S&P 500 caiu 0,7% e o Nasdaq Composite caiu 0,9%.

    Todos os três principais índices registraram sua quarta semana perdedora das últimas cinco. O Dow caiu 4,1% na semana, e o S&P 500 e o Nasdaq caíram 5% e 5,5%, respectivamente.

    As ações da FedEx caíram quase 22% depois que a empresa divulgou sua orientação para o restante do ano na quinta-feira (15) e alertou que uma desaceleração da economia fará com que ela fique US$ 500 milhões abaixo de sua meta de receita.

    O enfraquecimento da economia global, particularmente na Ásia e na Europa, prejudicou os negócios de entrega expressa da FedEx. A empresa disse que a demanda por encomendas enfraqueceu consideravelmente nas últimas semanas do trimestre.

    Durante uma entrevista na quinta-feira à CNBC, o CEO da FedEx, Raj Subramaniam, foi perguntado se ele acredita que a desaceleração em seus negócios é um sinal do início de uma recessão global.

    “Acho que sim”, respondeu. “Esses números, eles não pressagiam muito bem.”

    Isso marca a pior queda de um dia da FedEx na história – superando a queda de 16% no dia do crash da bolsa de 1987. O Dow Transportation Index também caiu mais de 5% nas negociações desta sexta-feira e o concorrente da FedEx, UPS, também caiu cerca de 5%.

    As ações de transporte são consideradas um indicador importante para o mercado em geral, e a FedEx, em particular, é vista como um indicador de mercado. O anúncio pode contribuir para quedas mais amplas em um mercado que já está caminhando para uma grande semana de perdas.

    Ainda assim, alguns analistas acham que a Amazon pode ser a responsável pela dor de cabeça da FedEx. “A Amazon [recentemente] lançou software de frete grátis para vendedores e taxas de frete com desconto”, escreveu Jack Atherton, do JPMorgan, em uma nota ao cliente.

    “A Amazon acumulou dinheiro em sua capacidade logística nos últimos anos, a ponto de ter excesso de capacidade para suas próprias necessidades e está faminta por mais participação que está sendo direcionada através do FBA (Fulfillment By Amazon) e pode estar pesando na FedEx. ” As ações da Amazon caíram mais de 2% na sexta-feira.

    De qualquer forma, a temporada de relatórios do terceiro trimestre começa no mês que vem e o alerta da FedEx aumenta a perspectiva azeda dos analistas sobre as expectativas de ganhos.

    As estimativas de lucro por ação do terceiro trimestre caíram mais de 5,5% desde o final de junho, segundo dados da FactSet. Essa é a maior queda para um trimestre desde o segundo trimestre de 2020 (quando o Covid-19 colocou os Estados Unidos em recessão).

    O anúncio da FedEx também ocorre quando os investidores se preocupam com uma perspectiva econômica enfraquecida, já que o Federal Reserve aumenta as taxas de juros agressivamente para controlar a inflação.

    A leitura preliminar de setembro do índice de confiança do consumidor da Universidade de Michigan aumentou os problemas dos investidores na sexta-feira, chegando a 59,5, seu nível mais alto desde abril, mas abaixo das estimativas dos economistas.

    A pesquisa de setembro mostrou que os entrevistados não esperam que os preços altos desapareçam tão cedo, os consumidores disseram que esperam que a inflação atinja 4,6% nos próximos 12 meses e 2,8% nos próximos cinco anos.

    Isso é uma má notícia para os investidores, pois as expectativas podem ser uma profecia autorrealizável: se os consumidores anteciparem que os preços permanecerão altos, provavelmente gastarão mais e exigirão salários mais altos, enquanto as empresas podem aumentar os preços para acomodar a demanda e os salários mais altos. Se as expectativas forem mais baixas, eles podem conter os gastos e pedir aumentos salariais menores.

    O relatório de opinião do consumidor de sexta-feira é o último grande dado econômico antes do Federal Reserve se reunir na próxima semana para discutir a política monetária e determinar se aumentará as taxas mais uma vez em sua batalha para domar a inflação.

    Ainda assim, a maior parte da perda de mercado desta semana ocorreu na terça-feira, após uma leitura importante da inflação, o relatório do índice de preços ao consumidor de agosto, ter chegado a bom porto. O Dow perdeu 1.200 pontos nas notícias – é o pior declínio desde junho de 2020.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original