Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsas dos EUA caem com incerteza tributária ofuscando alívio sobre inflação

    Foco dos investidores está na potencial aprovação da proposta orçamentária dos EUA de US$ 3,5 trilhões

    REUTERS/Brendan McDermid

    Ambar WarrickDevik Jainda Reuters

    Os principais índices de Wall Street caíam nesta terça-feira (14), devido à incerteza sobre um possível aumento nos impostos corporativos, embora a desaceleração da inflação ao consumidor em agosto amenizasse temores de que o Federal Reserve reduza o estímulo antecipadamente.

    Os setores de energia e financeiro recuavam após fortes ganhos na véspera e tinham o pior desempenho nesta sessão.

    As principais ações de tecnologia continuavam atrás de seus pares mais amplos, e as empresas chinesas listadas nos EUA caíam mais, pois investidores permaneciam cautelosos com choques regulatórios de Pequim.

    O foco agora está na potencial aprovação da proposta orçamentária de US$ 3,5 trilhões do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que deverá incluir um aumento da alíquota do imposto corporativo de 21% para 26,5%.

    Um possível acréscimo nos tributos corporativos é mais uma incerteza, junto com preocupações recentes sobre a desaceleração do crescimento econômico devido ao aumento dos casos de Covid-19.

    Enquanto isso, dados do Departamento de Trabalho mostraram que o núcleo do índice de preços ao consumidor subiu em agosto em seu ritmo mais lento em seis meses, sugerindo que a inflação provavelmente atingiu o pico. A leitura de julho também havia mostrado leve desaceleração.

    Mas a inflação dos preços ao consumidor ainda está em níveis elevados, e os fortes dados de preços ao produtor divulgados na semana passada e alguma discórdia entre membros do Fed sobre quando começar a diminuir estímulos indicam que investidores ainda estão incertos sobre a mudança de política monetária.

    “Isso não força a mão do Fed, então existe a possibilidade de o Fed ir mais lentamente de propósito, e, quando eles anunciarem a redução de estímulos, pode ser menor do que o que (Wall) Street poderá estar calculando naquele momento”, disse Robert Pavlik, gestor sênior de portfólio da Dakota Wealth em Fairfield, Connecticut.

    Às 11h57, no horário de Brasília, o índice Dow Jones caía 0,64%, a 34.647 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,36%, a 4.452 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuava 0,26%, a 15.066 pontos.