Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsas da Europa fecham sessão em baixa, mas têm primeiro ganho semanal do ano

    Alta inflação nos Estados Unidos prejudicou desempenho das ações, apesar de uma temporada de balanços positiva

    Índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,59%
    Índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,59% Flavio Lo Scalzo/Reuters

    Anisha SircarAmbar Warrickda Reuters

    Perdas nos papéis de tecnologia arrastaram para baixo as ações europeias nesta sexta-feira (11), depois que a alta inflação nos Estados Unidos elevou os rendimentos dos títulos, embora uma temporada de balanços positiva e fortes preços das commodities tenham ajudado o STOXX 600 a registrar seu primeiro ganho semanal deste ano.

    O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,59%, a 469,57 pontos, mas teve alta de 1,6% em relação ao encerramento da última sexta-feira (4), o melhor desempenho semanal desde o final de dezembro.

    Os papéis de tecnologia cederam 2,2%, a maior queda entre seus pares nesta sexta-feira. O setor, assim como os serviços públicos, teve um dos piores desempenhos nesta semana, pressionado pelos elevados retornos dos títulos de dívida.

    Os rendimentos dos títulos dispararam depois de dados mostrarem que a inflação dos Estados Unidos saltou em janeiro, enquanto comentários “hawkish” (duros no combate à alta dos preços) de autoridades do banco central norte-americano também aumentaram as expectativas de uma elevação acentuada dos juros em março.

    Os rendimentos dos títulos europeus recuaram após fortes ganhos na quinta-feira (10). A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que aumentar a principal taxa de juros do BCE agora não reduziria a inflação recorde na zona do euro e apenas prejudicaria a economia.

    As ações de viagens e lazer tiveram o melhor desempenho nesta semana, com alta de 7,4%, devido ao otimismo sobre a flexibilização da obrigatoriedade do uso de máscaras em alguns estados norte-americanos.

    As ações de gigantes da mineração também ficaram entre os melhores desempenhos desta semana, depois que expectativas de melhora da demanda na China elevaram os preços das commodities.

    Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,15%, a 7.661,02 pontos. Já em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,42%, a 15.425,12 pontos.

    O índice CAC-40, de Paris, perdeu 1,27%, a 7.011,60 pontos, enquanto o índice Ftse/Mib, de Milão, teve desvalorização de 0,82%, a 26.966,10 pontos.

    Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,99%, a 8.798,10 pontos, e em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou 1,43%, a 5.590,86 pontos.