Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    BMW apresenta carro que muda de cor com um toque

    Fabricante anunciou modelo durante a CES 2022, em Las Vegas

    Fabrício Juliãodo CNN Brasil Business

    em São Paulo

    A BMW divulgou durante apresentação na CES 2022 um novo modelo de carro que possibilita ao motorista a mudança de cor instantânea do veículo, com apenas um toque em um dispositivo.

    Trata-se do BMW iX Flow, que possui, entre outras características, a tecnologia E Ink, capaz de alterar a cor do veículo em segundos.

    O modelo foi apresentado ao público na CES 2022 — a principal feira de produtos eletrônicos do mundo, que acontece em janeiro deste ano, em Las Vegas.

    “No futuro, os donos de um carro da BMW vão poder mudar a cor de seus veículos apenas pressionando um botão”, disse Stella Clarke, líder do projeto BMW iX.

    “Estamos levando a personalização a níveis inéditos”, acrescentou.

    Tecnologia

    Segundo a empresa, a tecnologia é semelhante àquelas utilizada nas telas de e-Books. A pintura do carro é composta por milhões de microcápsulas, que tem diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo humano.

    A BMW informa que cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva.

    “Dependendo da configuração escolhida, basta um estímulo por meio de um campo elétrico para que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula para dar à carroceria do carro a tonalidade desejada”, explicou a fabricante.

    Adaptação ao ambiente externo

    Uma das novidades da tecnologia E Ink é que ela pode ser adaptada pelo dono do BMW iX com base nas suas predileções, mas também com base nas condições do tempo e do clima.

    Em dias de sol forte, por exemplo, uma tonalidade branca reflete melhor a luz do sol, diminuindo o aquecimento do veículo e do habitáculo causado pela forte luz solar e pelas altas temperaturas.

    Já em dias de ambientes mais frios, é recomendada uma superfície externa escura, pois ajudará o veículo a absorver notadamente mais calor do sol.

    “Em ambos os casos, mudanças seletivas de cor podem ajudar a reduzir a quantidade de resfriamento e aquecimento necessária do ar-condicionado do veículo”, declarou a BMW.

    “Isso reduz a quantidade de energia que o sistema elétrico do veículo precisa e, com ela, também o consumo de combustível ou eletricidade do veículo. Em um carro totalmente elétrico, mudar a cor de acordo com o clima também pode ajudar a aumentar a autonomia”.

    Segundo o comunicado, a tecnologia E Ink não precisa de energia para manter constante o estado da cor escolhida. A corrente elétrica flui somente durante a curta fase de mudança de cor.