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    Black Friday: Vendas até às 19h na internet foram 13% menores que em 2022, diz consultoria

    NielsenIQ Ebit monitora comércio eletrônico e notou aumento das vendas na quinta, véspera do dia das promoções

    Varejistas promovem segunda-feira de descontos em seus sites
    Varejistas promovem segunda-feira de descontos em seus sites Foto: the_burtons / Getty Images

    Fernando Nakagawada CNN

    São Paulo

    Os primeiros números do movimento na Black Friday brasileira não são muito positivos. Levantamento NielsenIQ Ebit mostra que o faturamento do comércio eletrônico brasileiro registrava queda de 13% até às 19h da sexta (24), em comparação com a mesma data do ano passado.

    Já o número de pedidos teve recuo de 9%.

    Mais cedo, a consultoria havia informado que as vendas até o meio-dia haviam caído 13%. O movimento contrasta com a alta das vendas vista na quinta-feira (23), véspera da Black Friday de 2023.

    Segundo a consultoria, entre meio-dia e 23h59 da véspera da Black Friday, as vendas tiveram crescimento de 6,4% ante o ano anterior. O pico das vendas aconteceu à meia-noite, quando muitas lojas de comércio eletrônico mudam os preços e começam as promoções.

    Nesse horário, o movimento nas lojas da internet foi 19,8% maior que no ano passado. Esse grande movimento durou cerca de duas horas e começou a desacelerar durante a madrugada.

    “O baixo desempenho desta Black Friday até o momento deve-se aos seguintes fatores: antecipação das compras na quinta-feira, a taxa de juros que permanece em altos patamares e o endividamento das famílias”, afirmou o executivo responsável pela NielsenIQ Ebit, Marcelo Osanai.

    “O consumidor que tinha alguma folga orçamentária comprou antes, o restante preferiu adotar uma postura mais cautelosa diante das incertezas mencionadas”.

    Veja também: Black Friday começa oficialmente nesta sexta-feira (24)