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    Black Friday deve movimentar R$ 15,5 bilhões no Brasil, diz associação

    Levantamento mostra também que 49% dos entrevistados pretendem comprar no evento, e o gasto médio deve ficar em R$ 1.380

    Neste ano, a Black Friday cai no dia 24 de novembro, última sexta-feira do mês
    Neste ano, a Black Friday cai no dia 24 de novembro, última sexta-feira do mês Renato S. Cerqueira/Estadão Conteúdo

    Diego Mendesda CNN

    São Paulo

    Os brasileiros vão movimentar cerca de R$ 15,5 bilhões neste ano em compras na Black Friday, segundo balanço do setor de meios eletrônicos de pagamento da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

    O levantamento mostra também que 49% dos entrevistados pretendem comprar na Black Friday, e o gasto médio deve ficar em R$ 1.380.

    As estimativas mostram ainda que o cartão de crédito será a forma de pagamento mais escolhida pelos consumidores, com 44%. Em segundo lugar vem o Pix, com 33%, seguida de dinheiro, com 27%, cartão de débito com 22% e boleto em último, com 5%.

    Neste ano, a Black Friday cai no dia 24 de novembro, última sexta-feira do mês.

    Cuidados

    A Abecs alerta também para os cuidados ao fazer uma compra na Black Friday.

    “Além de contar com os diversos mecanismos de segurança dos cartões, é importante também que o próprio usuário esteja atento para evitar tentativas de golpes que podem acontecer antes mesmo da ação de compra ser iniciada”, diz Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente executivo da Abecs.

    Confira abaixo dicas da Abecs:

    Rede WiFi Pública

    Evite utilizar dispositivos conectados em redes públicas por geralmente não possuem nenhum tipo de mecanismo de segurança. Se for a única opção, não acesse o site do banco ou páginas que precisam de senha.

    Pesquisando sobre o site

    Ao acessar um site, procure pelo cadeado que fica do lado esquerdo do endereço da página. Essa imagem atesta a presença de protocolos de segurança. Além disso, busque por informações de reputação da empresa como avaliações e reclamações.

    Cuidado ao clicar em links suspeitos

    Se você recebeu promoções e ofertas via e-mail, WhatsApp ou outro canal digital, não clique antes de checar a veracidade. Busque pela loja virtual e veja se possui o cadeado de autenticidade. No e-mail, verifique se o remetente é um e-mail corporativo.

    Priorize o uso do cartão virtual

    Você pode gerar um cartão de crédito virtual no aplicativo do emissor do cartão. A vantagem é poder bloquear o cartão logo depois de realizar a compra. Além disso, a numeração é diferente do cartão físico. Alguns emissores oferecem duas modalidades: cartão virtual temporário, com validade pré-determinada, e o recorrente, que pode ser salvo em sites e aplicativos para compras futuras.

    Ative a confirmação de compra

    Entre em contato com seu emissor e ative o recebimento de confirmação de transações com cartão via SMS, push ou outro meio de comunicação. Assim você tem controle total do uso do cartão, em tempo real.

    Contestação da compra

    Consumidor pode contestar uma compra não reconhecida ou que não foi entregue pela loja (desacordo comercial) se pagou com cartão. Nesses casos, o cliente deve entrar em contato com o emissor do cartão, que, após analisar o caso, pode proceder com o cancelamento da transação ou estorno do valor.

    Planeje suas compras

    A dica mais importante de todas é ter atenção e planejamento para evitar surpresas no momento de decisão da compra. Além disso, desconfie de promoções e ofertas muito tentadoras, pois podem ser golpe.

    Veja também: Seca no Amazonas ameaça descontos da Black Friday