Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Black Friday 2021: média de descontos no e-commerce é de 57,38%, diz pesquisa

    Grandes empresas estão com média maior de descontos; categoria mais beneficiada é a de livros, músicas e filmes

    Valor supera a média de 2020, de 51,36%
    Valor supera a média de 2020, de 51,36% Pexels/Negative Space

    João Pedro Malardo CNN Brasil Business em São Paulo

    A Black Friday de 2021 está com uma média de descontos no e-commerce de 57,38% até o momento. O dado é de um levantamento da empresa BigDataCorp, encomendado pelo PayPal.

    O valor supera a média de 2020 (51,36%), o que segundo a empresa pode indicar uma reação do comércio ante um cenário econômico desafiador. A média de descontos das grandes empresas de e-commerce, que possuem mais de 500 mil acessos mensais, é maior, de 64,71%.

    A categoria de livros, músicas e filmes é a que tem os maiores descontos, em média de 70,26%. Ela é seguida por eletrônicos (62,93%), brinquedos (51,83%), cosméticos e produtos de beleza (50,02%) e roupas, sapatos e acessórios (48,22%).

    O levantamento coletou informações a partir de uma base de dados que está em funcionamento há oito meses, visitando mais de 1,5 bilhão de sites em todo o mundo. No Brasil, foram 17 milhões de sites analisados.

    Outro apontamento da pesquisa é que o varejo online do Brasil optou por antecipar descontos da Black Friday. Para a empresa, isso ocorreu devido “ao crescimento do comércio online no decorrer dos últimos 19 meses”.

    Dados apontam que a adesão a promoções ficou mais intensa já 2,5 meses antes da Black Friday. Do total analisado, 60,49% já ofereciam promoções há oito semanas, mas a média dos valores descontados era de 10,56%. Duas semanas antes da Black Friday, a média chegou a 49,11%, ante 45,35% em 2020 e 10,58% em 2019.

    Além disso, a adesão dos e-commerces à data chegou a 97,72% do total à meia-noite entre a quinta-feira (25) e a sexta-feira (26), data da Black Friday.