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    Biden e democratas querem taxar os mais ricos; veja quem são eles

    Parlamentares de esquerda planejam aprovar orçamento de US$ 3,5 trilhões por meio da reconciliação, para que não precise de apoio republicano no Senado

    Tami Luhbyda CNN

    O presidente Joe Biden e os democratas do Congresso querem aumentar os impostos sobre os mais ricos para pagar por seu plano de US$ 3,5 trilhões, dizendo que o grupo deve pagar sua parte justa. O projeto pretende expandir a rede de segurança do país.

    Os ricos seriam atingidos de várias maneiras, conforme a proposta apresentada pelo Comitê de Meios e Meios da Câmara. Ao todo, a legislação traria um adicional de US$ 1 trilhão em receitas de americanos de alta renda, segundo o comitê.

    “Não quero punir ninguém. Sou um capitalista. Se você pode ganhar um milhão ou um bilhão de dólares, isso é ótimo”, disse Biden em um discurso econômico na quinta-feira (16).

    “Tudo que estou pedindo é que você pague sua parte justa. Pague sua parte justa como fazem as pessoas de classe média. Mas isso não está acontecendo agora.”

    A legislação da Câmara pede a reversão de uma plataforma fundamental dos cortes de impostos dos republicanos em 2017, devolvendo a taxa marginal de imposto de renda para 39,6%, ante 37%.

    Essa nova alíquota máxima se aplicaria a declarantes solteiros com renda tributável superior a US$ 400.000 por ano e casais casados ​​que declarem em conjunto ganhando mais de US$ 450.000 por ano.

    Isso é mais baixo do que o limite superior de 1% que Biden propôs no início deste ano em seu Plano de Famílias Americanas . Mas o plano do comitê também corresponde com a promessa do presidente de não aumentar os impostos sobre aqueles que ganham menos de US$ 400.000, o que é mais de 90% dos contribuintes.

    Três fatos que você deve saber sobre os muito ricos

    1. Foram necessários US$ 540.000 em receita bruta ajustada para chegar ao topo 1% em 2018, conforme os dados mais recentes do Internal Revenue Service.

    Esse é o limite mais alto desde pelo menos 2001 — a agência mudou sua metodologia para que os dados anteriores não sejam estritamente comparáveis. Mais de 1,4 milhão de dólares de devoluções caíram nesta categoria em 2018.

    A cifra do dólar havia subido continuamente no início do século, antes de despencar em 2008 e 2009, durante a Grande Recessão. Começou a subir novamente à medida que a economia e o mercado de ações melhoraram.

    O 1% do topo não é um grupo estático, entretanto. Apenas 30% dos contribuintes estiveram na corte por cinco anos consecutivos entre 1991 e 2009, em média, de acordo com pesquisa de 2013 realizada por economistas da Secretaria de Análise Tributária do Ministério da Fazenda.

    2. O 1% superior representou cerca de 21% do total da receita bruta ajustada em 2018.

    O número tem oscilado com o ciclo de negócios desde 2001, atingindo uma baixa de 16% no ano seguinte e quase 23% em 2007, de acordo com o IRS. A maior parte de sua renda vem de investimentos, e não de mão-de-obra.

    Os seus salários e rendimentos salariais representaram apenas cerca de 11% do total dos salários e vencimentos em 2018, mas por 67% do total dos ganhos de capital e por cerca de 50% do total dos rendimentos de dividendos qualificados, disse Erica York, economista com tendência para a direita Fundação tributária.

    Enquanto isso, a parcela da renda informada pelos 50% da base dos contribuintes era de 11,6% em 2018.

    O Tax Policy Center usa uma definição muito mais ampla de renda, incluindo juros de empréstimos estudantis, seguro saúde pago pelo empregador, contribuições para planos de aposentadoria, participação dos empregadores nos impostos sobre a folha de pagamento e receita de transferências de dinheiro.

    Usando a definição do centro, o 1% do topo respondeu por 15,8% da renda e pagou 37,3% do imposto de renda individual federal em 2020, disse Robert McClelland, pesquisador sênior do Centro de Política Tributária.

    3. O 1% do topo pagou US$ 615,7 bilhões em impostos federais sobre a renda, cerca de 40% do total, em 2018.

    É o maior percentual desde 2001, quando era de 33,2%, segundo dados do IRS. A participação aumentou um pouco depois disso, mas tem aumentado constantemente desde 2016.

    Parte da razão pela qual os ricos estão pagando uma fatia maior é porque as expansões dos créditos fiscais reembolsáveis ​​e a quase duplicação da dedução padrão como parte dos cortes de impostos dos republicanos reduziram a parcela paga pelos que estão abaixo na escala de renda, disse York.

    O percentual do imposto de renda federal pago pela metade inferior dos contribuintes caiu de 4,9% em 2001 para pouco menos de 3% em 2018.

    No entanto, só porque os ricos estão pagando uma parcela maior dos impostos não significa que estão repassando mais dinheiro para o governo federal, disse McClelland.
    O valor do 1% mais pago em impostos em 2017 foi praticamente o mesmo em termos de dólares. E sua taxa média de impostos foi de 26,8% naquele ano, contra 25,4% em 2018.

    Em contraste, a taxa de imposto para os 50% mais pobres era de 3,4%, de acordo com o IRS.

    Olhando a longo prazo, a taxa de impostos dos ricos caiu drasticamente desde a Segunda Guerra Mundial. Caiu de cerca de 40% em 1945 para cerca de 25% em 2015 para o 1% do topo, de acordo com o Centro de Política Tributária, que usou uma medida diferente que inclui ganhos de capital não tributados.

    Mas a taxa para todos os contribuintes permaneceu relativamente estável ao longo desse tempo.

    Como democratas querem tributar os ricos

    A maior taxa de imposto de renda marginal aumentaria para 39,6%, de 37%, e se aplicaria a declarantes solteiros com renda tributável superior a US$ 400.000 e casais que ganham mais de US$450.000 anualmente.

    A maior taxa de ganhos de capital aumentaria de 20% para 25%, para indivíduos que ganham mais de US$ 400.000 e casais que ganham mais de US$ 450.000. Isso é menor do que a proposta de Biden, que o teria elevado para a taxa marginal máxima de salários e ordenados de 39,6% para aqueles que ganham mais de US$ 1 milhão anualmente.

    Além disso, os legisladores aplicariam uma sobretaxa de 3% sobre os indivíduos que ganham mais de US$ 5 milhões. Isso significa que sua alíquota marginal de imposto de renda aumentaria para 42,6% e levaria sua alíquota de ganhos de capital para 28% antes que o imposto de renda de investimento líquido de 3,8% fosse contabilizado.

    E esse imposto de renda de investimento líquido seria estendido para cobrir a receita de negócios incluída nos retornos pessoais dos contribuintes, conhecida como receita de repasse. Atualmente, incide apenas juros, dividendos, ganhos de capital e outras formas de receita de investimentos.

    A legislação também encerraria a maior isenção do imposto sobre a propriedade decretada pelos cortes de impostos dos republicanos neste ano, em vez de depois de 2025. A isenção seria de US$ 6 milhões por pessoa em 2022, uma queda acentuada em relação ao nível de US$ 11,7 milhões deste ano.

    Os democratas estão planejando aprovar o pacote de orçamento de US$ 3,5 trilhões por meio da reconciliação, para que não precise de nenhum apoio republicano no Senado.

    (Esse texto foi traduzido. Leia o original em inglês nesse link)

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