Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Benefícios reajustados do INSS serão pagos a partir de 25 de janeiro; veja datas

    Pagamentos equivalentes ao salário mínimo terão o valor do piso nacional definido para 2023; valores acima disso serão corrigidos conforme inflação

    Calendário contempla mais de 37 milhões de aposentados, pensionistas e outros segurados
    Calendário contempla mais de 37 milhões de aposentados, pensionistas e outros segurados Foto: Pixabay

    Tamara Nassifdo CNN Brasil Business

    em São Paulo

    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve começar a efetuar o primeiro pagamento de benefícios já com reajustes anuais entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro, conforme definido pelo calendário de 2023 divulgado na última quinta-feira (8).

    Segundo informou a autarquia, segurados com benefícios de valor equivalente ao salário mínimo recebem a partir do dia 25, enquanto aqueles com renda mensal acima do piso nacional terão pagamentos depositados a partir do dia 1º de fevereiro.

    Para quem tem direito à renda mensal de até um salário mínimo, os reajustes serão com o valor que for definido pelo governo federal para o piso salarial nacional em 2023.

    Conforme medida provisória publicada nesta segunda-feira (12) pelo governo federal, a partir de 1º de janeiro de 2023, o salário mínimo será de R$ 1.302. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, “a correção do valor do salário mínimo de 2023 considera uma variação estimada de 5,81% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), no período de janeiro a dezembro de 2022, acrescida de um ganho real em torno de 1,5%”.

    Já para quem recebe mais do que o salário mínimo, o reajuste é conforme a inflação registrada no ano anterior, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

    Para saber quando o pagamento será depositado, o segurado precisa ter em mãos o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador (aquele que vem depois do traço).

    Por exemplo, no número de benefício (NB) 123.456.789-0, o algorismo final é o 9.

    Para quem recebe o benefício já “há algum tempo”, de acordo com o comunicado oficial do Ministério do Trabalho e Previdência, vale a data habitual.

    O calendário contempla mais de 37 milhões de aposentados, pensionistas e outros segurados. Confira abaixo.