BCE eleva juros em 0,5 ponto, conforme esperado, apesar de turbulência bancária
Instituição tem elevado juros no ritmo mais rápido já registrado para conter inflação, mas perdas nos mercados globais desde colapso do Silicon Valley Bank nos EUA ameaçou derrubar planos no último momento
O Banco Central Europeu elevou as taxas de juros em 50 pontos-base (0,5 ponto percentual) nesta quinta-feira (16), como prometido, ignorando o caos do mercado financeiro e os pedidos dos investidores para reduzir o aperto da política monetária pelo menos até que o sentimento se estabilize.
O BCE tem aumentado os juros no ritmo mais rápido já registrado para conter a inflação, mas as perdas nos mercados globais desde o colapso do Silicon Valley Bank nos Estados Unidos na semana passada ameaçou derrubar esses planos no último momento.
Em linha com sua orientação frequentemente repetida, o banco central dos 20 países que usam o euro elevou sua taxa de depósito para 3%, o nível mais alto desde o final de 2008, já que a inflação deve ultrapassar sua meta de 2% até 2025.
Mas não ofereceu nenhum compromisso para o futuro, apesar dos pedidos anteriores de uma longa lista de autoridades por mais altas grandes na luta contra a inflação.