Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    BC britânico diz estar em alerta após turbulência no setor bancário

    Autoridades do Banco da Inglaterra também afirmaram que Reino Unido não está passando por estresse relacionado ao fechamento do Silicon Valley Bank e do Credit Suisse

    Sede do Banco da Inglaterra em Londres
    Sede do Banco da Inglaterra em Londres Reuters/Henry Nicholls

    da Reuters

    Autoridades do Banco da Inglaterra disseram nesta terça-feira (28) que o banco central britânico está em alerta em meio à turbulência global no setor bancário, mas também afirmaram que o Reino Unido não está passando por estresse relacionado ao fechamento do Silicon Valley Bank e do Credit Suisse.

    “Não acho que nenhum, e já dissemos isso, que nenhum desses recursos cause estresse no sistema bancário do Reino Unido”, disse o presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, ao Comitê do Tesouro no Parlamento. “Estamos em um período de tensão e estado de alerta muito elevados.”

    Os mercados foram abalados nas últimas semanas pelo colapso do banco norte-americano Silicon Valley Bank, seguido pelas falências de outros credores regionais dos Estados Unidos e o resgate de emergência do histórico banco suíço Credit Suisse pelo rival UBS.

    “É por isso que temos que permanecer incrivelmente vigilantes”, disse o vice-presidente do banco central, Dave Ramsden. “Vamos ficar de olho nos custos de financiamento bancário, quais podem ser as consequências disso para famílias e empresas, procurando igualmente outros fatores de risco, temos que permanecer incrivelmente vigilantes”.

    Bailey disse que as recentes oscilações nos preços das ações de alguns bancos mostram que os investidores estão testando o setor.

    “Acho que há movimentos nos mercados para, de certa forma, testar empresas”, disse Bailey.