Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Azul passa a permitir que comissários e pilotos deixem tatuagens e piercings à mostra

    Em comunicado, a empresa anunciou atualizações para seu manual de uniformes e apresentação pessoal

    Para os funcionários que trabalham em solo, nos aeroportos, a Azul passou a permitir o uso de tênis
    Para os funcionários que trabalham em solo, nos aeroportos, a Azul passou a permitir o uso de tênis Divulgação

    Pedro Zanattado CNN Brasil Business em São Paulo

    Seguindo a tendência de outras companhias aéreas, a Azul anunciou, nesta sexta-feira (8), que pilotos e comissários de bordo não precisam mais esconder suas tatuagens e piercings. A empresa também liberou esses funcionários para que possam utilizar estilos de cabelo dos mais variados tipos e cores.

    Além disso, foram atualizadas outras regras. Para maquiagens e esmaltes, por exemplo, a aérea informou que os funcionários agora podem optar por mais opções, conforme o estilo pessoal de cada um.

    Já no embarque de voos domésticos, o uso do blazer pelos comissários de voo se tornou opcional – antes, era requerido o uso durante embarque e desembarque.

    Para os funcionários que trabalham em solo, nos aeroportos, a Azul passou a permitir o uso de tênis, bem como acessórios – incluindo piercing – e tatuagens à mostra. O uso do lenço, adereço que faz parte do uniforme, passou a ser opcional.

    “O uniforme dos pilotos e comissários compõe a experiência de voo dos Tripulantes e Clientes, além de ser pensado levando em consideração questões relacionadas à segurança. Entendemos que algumas mudanças, sugeridas pelos próprios aeronautas, poderiam ser incorporadas para tornar o dia a dia do time mais confortável, respeitando o estilo e a personalidade de cada um”, explica Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul.

    Além dos anúncios feitos, em nota, a empresa informou que “um comitê foi criado para, constantemente, analisar novas possibilidade de tornar as orientações de apresentação pessoal mais agradável e confortável para os times envolvidos”.

    No exterior, exemplos recentes tem ocorrido. Em maio, aérea britânica Virgin Atlantic realizou mudanças com relação à sua política de apresentação e anunciou que seus tripulantes com tatuagens poderão deixá-las à mostra enquanto utilizam o uniforme.