Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Avanço da Ucrânia na guerra pode dar impulso ao mercado financeiro

    Preços das ações tendem a subir com notícias de ganhos ucranianos ou melhorias no terreno, explicou analista

    As forças ucranianas fizeram grandes avanços em setembro em sua luta contra a Rússia, aliviando alguns temores de investidores de uma prolongada crise de energia induzida pela guerra na Europa.

    Os mercados europeus fecharam em alta na sexta-feira (9), assim como os mercados da região Ásia-Pacífico. O Dow saltou mais de 200 pontos nos EUA e os principais índices pareciam estar a caminho de encerrar uma queda de três semanas.

    Os preços das ações tendem a subir com notícias de ganhos ucranianos ou melhorias no terreno, explicou Joseph Brusuelas, economista-chefe da RSM US.

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou na sexta-feira que os militares do país retomaram mais de 1.000 quilômetros quadrados de território desde o início deste mês, enquanto continuam a pressionar nas regiões de Kharkiv e Kherson.

    Nos últimos três dias, as forças ucranianas hastearam a bandeira de seu país no assentamento Kharkiv de Shevchenkove, um importante centro logístico russo dentro da Ucrânia, mostra uma foto geolocalizada pela CNN.

    Se você mapear esses três dias na direção do mercado, disse Quincy Krosby, estrategista-chefe global da LPL Financial, fica claro que esse é um fator que contribui para os ganhos de ações. “Esta é uma boa notícia, mesmo na margem”, acrescentou.

    A invasão da Ucrânia pela Rússia desacelerou o crescimento global e aumentou a inflação por meio de grandes interrupções no fornecimento de energia – a Rússia responde por mais de 10% da produção global de petróleo e gás natural. A oferta de grãos também foi interrompida, levando a um aumento nos preços das commodities.

    Um choque de preços de energia e um pivô do banco central para combater a inflação na Europa diminuíram ainda mais o sentimento dos investidores. As recessões agora parecem certas na Europa, já que os preços do gás continuam a acelerar no inverno.

    A guerra na Ucrânia foi mencionada como um fator em cerca de 250 rebaixamentos de classificação de crédito da S&P Global ou cortes de perspectiva desde que começou no final de fevereiro. O aumento nos custos de energia e taxas de juros globalmente significa que o impacto provavelmente se espalhará.

    “Esta falta de energia está prevista para derrubar significativamente a economia da União Europeia neste inverno. A Europa em recessão afetará o comércio dos EUA”, disse Anthony Denier, CEO da Webull. “Mas, se a Ucrânia continuar a ter vitórias, a questão do gás pode ser resolvida e todos ficarão felizes. Então, as pessoas estão comprando ações hoje.”

    A luta em curso na Ucrânia é apenas um fator que impacta os mercados em uma semana cheia de notícias do banco central, mudanças na política econômica e novos dados econômicos.

    Os investidores aplaudiram na quinta-feira (8) quando o Reino Unido confirmou um plano para subsidiar as contas de energia para residências e empresas. Há também uma expectativa crescente de que haverá apoio fiscal em toda a União Europeia para enfrentar a crise de energia, que melhorou os preços das ações globais.

    Ainda assim, a guerra pode se arrastar por algum tempo, e a enxurrada de vitórias da Ucrânia não significa que os problemas que a guerra representa terminarão tão cedo. Os investidores se deixaram claro. Os mercados querem ver o fim desta guerra.

    O presidente Zelenskiy parece entender esse sentimento. Ele tocou remotamente o sino de abertura na Bolsa de Valores de Nova York na terça-feira, enquanto os operadores o aplaudiam e o apoiavam.