Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Carteira de dividendos: veja os papéis mais recomendados para dezembro

    Ao todo, foram analisadas as recomendações de investimentos de sete bancos e corretoras

    Amanda Sampaioda CNN

    São Paulo

    O Itaú Unibanco liderou as indicações das instituições financeiras para a carteira de dividendos em dezembro, segundo levantamento da CNN.

    Foram analisadas a carteira de dividendos de sete bancos e corretoras do Brasil: Santander, Empiricus Research, Warren, Órama, Inter, XP e BTG Pactual.

    Veja as ações mais indicadas

    • Itaú Unibanco: 5 recomendações
    • Banco do Brasil: 4 recomendações
    • Copel: 4 recomendações
    • Vale: 4 recomendações
    • Auren: 3 recomendações
    • BB Seguridade: 3 recomendações
    • Engie: 3 recomendações
    • Petrobras: 3 recomendações

    Contexto econômico

    O mês de novembro continuou mostrando aos investidores a importância dos juros para o preço dos ativos.

    Segundo a Empiricus Research, a temporada de balanços do terceiro trimestre mostrou resultados negativos, com queda de 10% no faturamento e de 23% nos lucros das empresas contidas no Índice Brasil (IBX).

    Mesmo assim, o Ibovespa somou alta de 12,5% no mês passado, desempenho que não era visto desde novembro de 2020, quando valorizou quase 16%.

    Nos Estados Unidos, dados inflacionários “comportados” e o arrefecimento no mercado de trabalho trouxe ao mercado a esperança de uma pausa no aperto monetário e a possibilidade dos primeiros cortes de juros já na primeira metade de 2024.

    “Além de ser uma ótima notícia para ativos de risco no mundo inteiro, isso aumenta as chances de termos uma aceleração dos cortes da Selic no Brasil, o que também contribuiu para a melhora do humor local”, avalia a Empiricus.

    Para a casa, a bolsa brasileira segue “barata” e com amplo espaço para valorização, caso a Selic permaneça em trajetória rumo ao dígito único, pontua a entidade.

    Veja também: Governo federal quer estender Desenrola programa até 2024