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    Após perderem 26% de lucro em 2020, bancos devem recuperar rentabilidade em 2021

    A constituição de provisões deve voltar aos níveis anteriores à pandemia, o que deve determinar a melhora da rentabilidade dos bancos em 2021

    Prédio do Banco Central
    Prédio do Banco Central Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

    Anna Russi, do CNN Brasil Business, em Brasília

     

    Com R$ 88,6 bilhões em 2020, o lucro do Sistema Financeiro Nacional (SFN) registrou queda de 26% ante o ano anterior. A informação consta no Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do Banco Central, divulgado nesta terça-feira (27). 

    Segundo o BC, o recuo na rentabilidade dos bancos é consequência da crise sanitária mas não acarreta riscos relevantes para a estabilidade financeira.

    “As despesas com provisões aumentaram, a margem de crédito ficou pressionada e as rendas com serviços cresceram menos. Os custos permaneceram sob controle”, explica o documento.  

    Mesmo com as incertezas por conta do recrudescimento da pandemia, a autoridade monetária acredita que a rentabilidade do SFN tende a melhorar em 2021, com menores despesas com previsões. 

    “O elevado nível de provisões e a retomada da atividade econômica são os principais pilares para a recuperação da rentabilidade dos bancos em 2021”, afirma.

    No entanto, o BC admite que a pandemia pode atrasar a retomada da atividade econômica e aumentar a necessidade de novas provisões para perdas com crédito.

    “O aumento das provisões para perdas com crédito foi o principal responsável pela queda da rentabilidade do sistema. As despesas com provisões somaram R$ 111,2 bilhões em 2020, alta de 30% em relação a 2019. A relação entre essas despesas e a carteira de crédito também aumentou expressivamente e se aproximou dos níveis observados na crise de 2015-2016”, observa. 

    “A constituição de provisões deve voltar aos níveis anteriores à pandemia, e esse deve ser o principal determinante da melhora da rentabilidade dos bancos em 2021”, completa. 

    Para o BC o aumento na concorrência, inovações e o maior uso de canais digitais criam oportunidades e desafios no SFN.