Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Anunciada nova rota marítima para grãos a partir de portos ucranianos

    Nenhum navio militar, aeronave ou drone pode se aproximar de uma embarcação que atravessa o corredor

    Sahar AkbarzaiJomana Karadshehdo CNN Business

    O Centro de Coordenação Conjunta (JCC) anunciou em comunicado uma nova rota marítima sob a Iniciativa de Grãos do Mar Negro que entrará em vigor na sexta-feira (26).

    O JCC – que tem representantes da Ucrânia, Rússia, Turquia e Nações Unidas – foi uma das principais criações do acordo de grãos entre a Rússia e a Ucrânia intermediado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Turquia.

    A nova rota marítima tem cerca de 600 km (320 milhas náuticas) e “permite um trânsito mais curto no corredor marítimo humanitário e um planeamento mais fácil para a indústria naval”, segundo o comunicado.

    A rota é destinada a “navios mercantes que entram e saem dos três portos ucranianos de Odesa, Chornomorsk, Pivdennyi/Yuzhny”, e conecta os portos a áreas de inspeção dentro das águas turcas, acrescentou o comunicado. Nenhum navio militar, aeronave ou drone pode se aproximar de uma embarcação que atravessa o corredor em um raio de 18,5 km (10 milhas náuticas).

    Na semana passada, cerca de 27 navios carregados de grãos deixaram os portos ucranianos do Mar Negro desde 1º de agosto, segundo a Turquia. Mais de 650 milhões de quilos de grãos e outros alimentos foram para mercados em todo o mundo, de acordo com o secretário-geral da ONU, António Guterres.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original