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    Aniversário de 15 anos do Kindle é lembrete sobre valor da simplicidade

    Amazon lançou e-reader original em 19 de novembro de 2007, impulsionando indústria editorial a abraçar ainda mais livros digitais

    Leitor digital Kindle
    Leitor digital Kindle Pexels

    Samantha Murphy Kellydo CNN Business

    Len Edgerly, um podcaster de 72 anos de Cambridge, Massachusetts, passou os últimos 14 anos e meio falando sobre seu produto tecnológico favorito de todos os tempos: o Kindle.

    Edgerly, que grava um podcast semanal chamado “The Kindle Chronicles”, falou com autores, leitores, especialistas da indústria editorial e executivos da Amazon – até mesmo o fundador Jeff Bezos, duas vezes – sobre sua apreciação pelo e-reader em mais de 700 episódios.

    “Eu uso o Kindle mais básico, que custa menos de US$ 100”, disse Edgerly, que também contou ter tido cerca de 30 dispositivos Kindle ao longo dos anos. “Adoro o quão pequeno ele é e cabe no meu bolso. É o que mais desaparece quando leio alguma coisa. É como segurar nada além das palavras.”

    A Amazon lançou o Kindle original em 19 de novembro de 2007, impulsionando a indústria editorial a abraçar ainda mais os livros digitais e também dando início aos esforços de hardware da gigante do comércio eletrônico.

    Nos 15 anos desde então, a indústria de tecnologia viu smartphones e tablets crescerem e ultrapassarem o espaço do e-reader, mas a tela e-ink do Kindle, comparada a uma tela LCD, ainda atrai fãs por oferecer a experiência de leitura mais natural que cansa menos os olhos.

    “The Kindle Chronicles” às vezes consegue 2.000 downloads por episódio, de acordo com Edgerly, uma base de ouvintes de nicho, mas leal.

    Um grupo Kindle no Reddit tem mais de 202.000 membros ativos, classificando-se entre os 1% melhores em termos de tamanho, com usuários postando o que estão lendo e tirando fotos dos lugares onde levam seus e-readers.

    Há também grupos de apreciação no Facebook, e os Kindles foram vistos ao longo dos anos nas mãos de celebridades em férias ou no fundo de programas populares como “The Big Bang Theory”.

    O e-reader remonta a uma era anterior de dispositivos digitais de uso único, do iPod às câmeras, lançadas nos anos 2000, antes que os smartphones se tornassem onipresentes. Seu poder de permanência pode ser uma prova dessa abordagem, pelo menos para um determinado subconjunto de usuários.

    “Grande parte da longevidade desse tipo de dispositivo de caso de uso único é que eles fazem apenas uma coisa muito, muito bem”, disse David McQueen, diretor de pesquisa da ABI Research.

    Embora a categoria de e-readers tenha encolhido com o tempo – muitas empresas de pesquisa de mercado pararam de rastrear as vendas e a Amazon não divulga publicamente os números de vendas do Kindle – o leitor digital continua a ver a demanda como um dispositivo de leitura por vários motivos.

    É intuitivo, pode armazenar milhares de livros, possui bateria de longa duração, é leve e nem sempre são necessárias atualizações. A Amazon pode manter os preços do Kindle relativamente baixos porque o modelo de negócios é vender livros, não vender hardware, disse McQueen.

    A evolução do Kindle

    O Kindle, que tinha o codinome Fiona em seus primeiros dias, buscava fornecer o melhor tipo de hardware para leitura eletrônica em uma época em que não havia mais nada no mercado. No dia em que foi lançado, esgotou nas primeiras cinco horas e meia.

    “Nossas equipes de cadeia de suprimentos e manufatura tiveram que lutar para aumentar a capacidade de produção”, disse Bezos em uma carta enviada aos acionistas na época, que foi compartilhada publicamente em 2017, no décimo aniversário de seu lançamento .

    “Sabíamos que o Kindle teria que sair do caminho, assim como um livro físico, para que os leitores pudessem ficar imerso nas palavras e esquecer que estão lendo em um dispositivo. Também sabíamos que não deveríamos tentar copiar todos os recursos de um livro – nunca poderíamos superar o livro.”

    Bezos cumpriu essa promessa. Ao longo dos anos, o Kindle ofereceu telas e telas sensíveis ao toque maiores, a capacidade de ajustar o tamanho e o espaçamento da fonte e melhores processadores e duração da bateria.

    Melhorou sua iluminação com o Kindle Paperwhite, adicionou impermeabilização com o Kindle Oasis, lançou uma edição infantil e, mais recentemente, introduziu uma caneta eletrônica para escrever com o Kindle Scribe.

    As especificações do Kindle também ficaram mais inteligentes. A bateria do primeiro deles precisava ser recarregada dia sim, dia não, se a conectividade sem fio estivesse ligada e tivesse um armazenamento interno de 250 MB – o suficiente para 200 livros de tamanho médio.

    Agora, a bateria dura até seis semanas, tem 16 GB de armazenamento para milhares de livros e pesa 156 gramas (quase metade do peso do original). Da mesma forma, o original teve acesso a 90.000 livros na Kindle Store em comparação com 13 milhões de livros na loja atual. O custo original foi de $ 399; agora começa em $ 99.

    Ainda assim, o Kindle hoje é surpreendentemente semelhante ao original. Corey Badcock, chefe do produto na Amazon, que ingressou na empresa há oito anos, disse à CNN Business que foi uma decisão estratégica.

    “A visão do Kindle é que sempre foi sobre a leitura de um livro com as vantagens de ser digital e portátil”, disse Badcock. “Ano após ano, as pessoas nos diziam que não queriam notificações no dispositivo ou navegador para assistir ao YouTube. […] As pessoas adoram a parte do santuário; que é livre de distrações.”

    Em 2017, a Amazon disse à CNBC que vendeu “dezenas de milhões” de Kindles nos primeiros 10 anos. Badcock se recusou a compartilhar os números atualizados de vendas do Kindle, mas disse que “o negócio continua crescendo e se expandindo”.

    Linn Huang, analista da IDC Research, acredita que a parte mais significativa do legado do Kindle é que ele ajudou a iniciar o desenvolvimento de dispositivos tecnológicos de consumo da Amazon. “Não é tanto que o e-reader Kindle ainda esteja por aí, é que ele lançou a Amazon como um fabricante de dispositivos de consumo, e veja o quão longe eles chegaram nesse aspecto”, disse ela.

    A linha atual de dispositivos de hardware da Amazon inclui o tablet Fire, o gadget de streaming de mídia Firestick e o alto-falante inteligente Echo. Huang acredita que o leitor digital provavelmente continuará fazendo parte dessa linha por mais 15 anos.

    “Ainda teremos fanáticos por e-readers, assim como ainda temos aqueles que preferem o papel”, disse ela. “A questão mais interessante é se o Kindle será amplamente considerado tecnologia retrô, como toca-discos de vinil ou fliperamas de hoje?”

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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