Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Amazon planeja enviar Alexa ao espaço em foguete da Nasa

    Assistente de voz pode fazer parte da Artemis I, missão não-tripulada que fornecerá bases para o retorno de humanos à Lua

    Alejandra Ramos Barredado CNN Business

    Apesar da ausência da Amazon na Consumer Electronics Show (CES), a gigante do comércio eletrônico começa o ano com os olhos na Lua.

    Na última terça-feira (5), a Amazon anunciou planos de enviar sua assistente de voz Alexa ao espaço como parte da Artemis I, a missão não-tripulada da Nasa que fornecerá bases para o retorno de humanos à Lua.

    Em uma missão futura, Artemis II, a Nasa enviará a primeira mulher e a primeira pessoa não-branca ao satélite.

    Dentro da espaçonave Orion, será lançado o foguete “mais poderoso do mundo”, de acordo com a Nasa, e Alexa se juntará à jornada ao redor da Lua como parte do Callisto, uma carga útil de demonstração de tecnologia, construída em colaboração com engenheiros Lockheed Martin e Cisco.

    “O computador de Star Trek foi parte de nossa inspiração original para Alexa, por isso é empolgante e uma lição de humildade ver nossa visão de inteligência ambiental ganhar vida a bordo da Orion”, disse Aaron Rubenson, vice-presidente do Alexa Everywhere, na Amazon.

    A viagem de Alexa ao espaço “ajudará a explorar como a tecnologia de voz e a inteligência artificial podem ajudar os astronautas em missões futuras”, disse comunicado.

    Além disso, a empresa afirma estar desenvolvendo uma série de experiências, disponíveis ainda este ano, com o objetivo de tornar a exploração espacial mais acessível para quem deseja seguir de perto a missão da Artemis.

    Já é possível definir lembretes para mantê-lo atualizado sobre a missão. Basta dizer: “Alexa, leve-me à Lua”.

    A espaçonave Orion viajará mais de 450 mil quilômetros da Terra em uma missão que durará de quatro a seis semanas.

    De acordo com a Nasa, a Orion permanecerá no espaço por mais tempo do que qualquer outra espaçonave sem se acoplar a uma estação espacial, e também retornará à Terra “mais rápido e quente do que nunca”.

    O Artemis I está programado para decolar da plataforma de lançamento 39B do Kennedy Space Center da Nasa na Flórida em 2022. Há uma janela de lançamento que abre em 12 de fevereiro e fecha em 27 de fevereiro.

    Caso o lançamento não ocorra em fevereiro, o Artemis I poderia decolar entre 12 e 27 de março ou entre 8 e 23 de abril.

    Além do anúncio do espaço, a Amazon também apresentou uma nova experiência para seu dispositivo de streaming, Fire TV; um novo sensor de segurança para suas câmeras de segurança, Ring, e um acordo com o fornecedor automotivo Stellantis.

    Tópicos