Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Aluguel residencial sobe 0,1% em outubro após cair 0,02% em setembro, diz FGV

    Em 12 meses, índice acumulou uma alta de 11,56%

    Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) foi criado para medir evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil
    Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) foi criado para medir evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil Pixabay

    Daniela Amorim, do Estadão Conteúdo

    Os aluguéis residenciais subiram 0,10% em outubro, depois de terem recuado 0,02% em setembro. Os dados são do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Em 12 meses, o índice acumulou uma alta de 11,56%.

    O IVAR foi criado para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil, com informações obtidas diretamente de contratos assinados entre locadores e locatários sob intermediação de empresas administradoras de imóveis. Até então, a FGV coletava informações de anúncios de imóveis residenciais para locação, e não os valores efetivamente negociados.

    Quanto aos resultados das quatro capitais que integram o índice da FGV, o aluguel residencial em São Paulo passou de uma queda de 0,18% em setembro para um recuo de 0,69% em outubro. No Rio de Janeiro, o índice saiu de alta de 0,77% para aumento de 0,04% no período; em Belo Horizonte, de elevação de 0,26% para alta de 0,86%; e em Porto Alegre, de recuo de 0,37% para aumento de 1,10%.

    No acumulado em 12 meses, os aluguéis avançaram 10,68% em São Paulo; 10,33% em Porto Alegre; 15,66% em Belo Horizonte; e 12,07% no Rio de Janeiro.