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    Alibaba diz que aposta em IA para ajudar 200 mil pequenas empresas a vender para 40 milhões de clientes

    Segundo Kuo Zhang, presidente da Alibaba.com, testes feitos por pequenos negócios nas ferramentas da empresa triplicaram nos últimos cinco anos

    Kuo Zhang
    Kuo Zhang Marcelo Tripoli/CNN

    Marcelo Tripolida CNN

    em Lisboa

    Com ferramentas de inteligência artificial que produzem automaticamente vídeos, textos e fotos, além de sistemas de tradução para centenas de idiomas, pequenas empresas podem acessar com muito mais facilidade o mercado global. Esta é a aposta de Kuo Zhang, presidente da Alibaba.com. O objetivo é fazer com que 200 mil empresas possam vender seus produtos para mais de 40 milhões de clientes.

    Desde 1999, o Alibaba.com atende milhões de compradores e fornecedores em todo o mundo a partir de sua plataforma de atacado.

    “Há 24 anos tínhamos apenas o telefone fixo”, relembra Zhang ao apresentar algumas das soluções de inteligência artificial da empresa no Web Summit 2023, que acontece em Lisboa entre esta terça-feira (14) e a próxima quinta-feira (16).

    Segundo o executivo, o número de testes na plataforma Alibaba.com triplicou nos últimos cinco anos, boa parte deste número impulsionada pela pandemia, que interrompeu importantes cadeias globais de suprimento.

    “Este número mostra que cada vez mais as pequenas e médias empresas estão aderindo ao comércio global utilizando ferramentas digitais”, reforça o executivo, citando que um terço das exportações da Europa e da América do Norte já são feitas por esse tipo de empresa.

    “É um número enorme e podemos fazer muito mais para que as pequenas e médias empresas enfrentem desafios únicos, já que têm menor poder de negociação e são mais vulneráveis à comparação com as grandes empresas, além da falta de tempo, já que muitas vezes os empresários dirigem seus negócios sozinhos”, detalha.

    Para ele, democratizar a inteligência artificial é a chave para a solução destes problemas e a expansão dos pequenos negócios, como a ferramenta de busca otimizada de imagens.

    O exemplo que o executivo traz é de um viajante que se depara com uma determinada mala no aeroporto. Com tino para os negócios, ele se pergunta: e se eu pudesse mudar o mundo entregando uma mala? O primeiro passo é encontrar a mala certa, do fornecedor certo.

    A ferramenta de pesquisa de imagens foi projetada para tornar mais fácil levar os usuários de fotos para a pesquisa de imagens ao mesmo tempo. É possível adicionar algumas descrições como “estilo ficção científica” e o novo conceito de mala é criado. Você pode facilmente encontrar o projeto básico para o seu sonho e pode facilmente entrar em contato com esses fornecedores no Alibaba.com.

    “Você pode estar a apenas um prompt de texto de criar o próximo grande produto personalizado”, afirma.

    A parte difícil, segundo Zhang, é como traduzir suas necessidades ao fornecedor de forma detalhada e profissional. Aí entra o sistema inteligente do Alibaba.com, que auxilia o usuário no preenchimento de todos os dados, como tamanho ideal e tipo de tecido, por exemplo. Há ainda a possibilidade de gerar descritivos para que os fornecedores entendam exatamente o que você procura instantaneamente.

    A segurança nas operações também é uma preocupação da empresa e considerada por Zhang a parte mais desafiadora da construção da confiança no comércio B2B, business to business, ou entre empresas.

    Uma das soluções oferecidas são os showrooms de realidade virtual em grande escala, que mostram as linhas de produtos, fábricas e oferecem uma primeira visão do produto. Para imagens mais detalhadas, há a tecnologia de transmissão ao vivo.

    “É possível fazer perguntas e interagir em tempo real para ter certeza que são parceiros de negócios confiáveis”, explica o executivo.

    “E estamos trabalhando muito para mitigar as barreiras linguísticas, a IA para converter instantaneamente palavras faladas em legendas no idioma escolhido. Nosso trabalho não consiste apenas em preencher a ponte entre o comprador e superar lacunas. Trata-se de tornar essa jornada envolvente, intuitiva e multilateral”, reforça.

    A IA também está presente para otimizar as vendas. É possível fazer um primeiro descritivo do produto ofertado e a ferramenta gera automaticamente mais três opções com argumentos de venda que podem ser escolhidas para o anúncio do produto.

    “As ferramentas podem aprender com todos os destaques do produto e gerar vários fundos com estilos diferentes, além do botão de geração de vídeo”, explica o executivo.

    O sistema de assistente inteligente para os fornecedores foi lançado há duas semanas e, segundo Zhang milhares de vendedores já aderiram. “Esses primeiros usuários, em geral, melhoram a taxa de conversão em mais de 10%.”

    Para Zhang, o futuro é uma combinação equilibrada do comércio regional e global que poderá ajudar as pequenas e médias empresas a se adaptarem aos desafios globais e mitigar as turbulências na cadeia de abastecimento.

    O tema da palestra de Zhang foi “o lado B do comércio eletrônico”. Para o executivo, a letra B representa business, bravery (bravura) e bravo.

    *Com Dimalice Nunes