Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alexandre Schwartsman: inflação terá impacto visível dos combustíveis

    Especialista CNN avalia que crise de oferta global deve prejudicar o crescimento dos países

    Frentista abastece veículo em posto de combustíveis em Brasília
    Frentista abastece veículo em posto de combustíveis em Brasília REUTERS/Adriano Machado (7.mar.2022)

    Pedro Zanattada CNN Em São Paulo

    O Especialista CNN em economia Alexandre Schwartsman disse, nesta quinta-feira (10), que a “a inflação terá um impacto visível por conta do aumento no preço dos combustíveis”.

    Segundo Schwartsman, isso já deve ocorrer apenas considerando a questão dos combustíveis, mas ainda existe uma série de outros fatores que podem pressionar mais o IPCA como, por exemplo, os fertilizantes.

    O especialista diz que não acredita em uma “queda relativamente forte da inflação”. Para ele, o sistema de preços está passando uma mensagem clara de que o consumo deve diminuir.

    Schwartsman acredita que o Brasil deva ter o crescimento de cada trimestre impactado. “Estamos olhando para um crescimento muito baixo em cada trimestre, a inflação pode gerar uma inércia na economia”, afirmou.

    Por fim, o economista avalia que o mundo deve ter o crescimento prejudicado e diferencia dois períodos de alta nas commodities.

    “Não da para fazer um paralelo com o que aconteceu no final da década passada. Naquele momento, tivemos um aumento grande no preço das commodities, mas era causado pelo aumento da demanda chinesa. Agora, os preços estão sendo puxados por uma retração na oferta. O mundo vai crescer menos do que era esperado”, conclui.