Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alemanha anunciará novo presidente do BC “muito em breve”, diz ministro

    Ainda não há uma decisão sobre quem deve suceder Jens Weidmann no comando do banco central alemão, que deixará o cargo em 31 de dezembro

    Alemanha: governo deve escolher o substituto de Weidmann antes do Natal
    Alemanha: governo deve escolher o substituto de Weidmann antes do Natal . REUTERS/Kai Pfaffenbach

    da Reuters

    O novo ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner, disse nesta segunda-feira (13) ainda não haver decisão sobre quem sucederá Jens Weidmann no comando do banco central alemão, mas acrescentou que o governo anunciará sua proposta em breve.

    “Hoje ele se despedirá oficialmente em uma conferência dos ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G7. E logo depois disso o governo federal fará uma proposta de nomeação”, disse Lindner a repórteres em Berlim.

    Weidmann deixará o cargo em 31 de dezembro, com cinco anos de antecedência, após uma década de oposição amplamente infrutífera à generosa política monetária do Banco Central Europeu (BCE) sob sucessivos presidentes. O governo alemão deve escolher o substituto de Weidmann antes do Natal.

    Entre os possíveis candidatos estão Joachim Nagel, vice-chefe do departamento bancário do Banco de Compensações Internacionais (BIS) e ex-autoridade do Bundesbank, e Isabel Schnabel, membro do Conselho Executivo do BCE.