Aeroporto de Congonhas é “filé mignon” de leilão desta quinta, diz especialista
Terminal paulista será ofertado na 7ª rodada do programa de concessões aeroportuárias, que será realizada pela Anac na tarde desta quinta-feira (18)
A concessão do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, à iniciativa privada é o foco principal de investidores na 7ª rodada do programa de concessões aeroportuárias, que será realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na tarde desta quinta-feira (18), ressalta Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes.
“No bloco (a ser ofertado hoje), o filé é Congonhas”, disse em entrevista à CNN. A oferta inclui 15 aeroportos brasileiros, contando com o terminal paulista.
“Se Congonhas fosse ofertado sozinho, talvez a briga fosse mais ferrenha, com uma concorrência interessante, mas (o vencedor do lance levará) a reboque mais 10 aeroportos que são mais deficitários”, diz.
Os moldes da oferta desta quinta podem ajudar a explicar o fato de haver, por ora, um grupo interessado, segundo Quintela, que também cita o atual cenário econômico e político como responsáveis pela falta de concorrência.
“Um ambiente econômico de juros e inflação altos, apesar de ser um projeto de 30 anos, e a incerteza política em ano eleitoral influenciam muito os investidores”.
Apesar disso, o especialista considera bem-sucedido o plano de concessão desse setor. “São 44 aeroportos concedidos, chegando a 92%, com essa sétima rodada, de todo o tráfego nacional para a iniciativa privada, restando pouco para chegar aos 100%, é um avanço importante”, diz.
Veja entrevista completa no vídeo.
*Publicado por Ligia Tuon