Aéreas têm até esta quarta-feira para detalhar onda de cancelamentos ao Procon
Parecer do órgão sobre essas respostas deve ser divulgado na semana que vem
As companhias aéreas têm até esta quarta-feira (12) para informar ao Procon a quantidade de voos cancelados nos últimos dias, por conta da alta de casos de Covid-19 e de influenza nas tripulações.
Segundo a organização de defesa do consumidor, a Azul pediu a prorrogação para dar essa resposta até sexta-feira (14). Já a Gol e a Latam já enviaram as respostas ao órgão, que deverá analisar as informações.
O parecer do Procon sobre essas respostas deve ser divulgado na semana que vem.
Nesta terça-feira, apenas a Latam cancelou 42 voos. Ainda no começo da semana, na segunda-feira, a empresa havia cancelado 49 voos.
A Azul chegou a cancelar cerca de 10% de seus 850 voos, ou seja, 85 voos foram cancelados desde o começo do ano.
A Gol disse no começo da semana que ainda não precisou cancelar voos, já que tem conseguido remanejar alguns postos de trabalho de funcionários que precisaram ser afastados.
O que fazer em caso de cancelamento
O consumidor com voo cancelado, pode pedir reembolso total da passagem ou ser realocado para outro voo, caso haja disponibilidade. A empresa pode ainda depositar um crédito para que o cliente viaje em outra data.
No caso de o passageiro não poder embarcar, porque contraiu Covid-19 ou influenza, precisa apresentar atestado para ter seus direitos resguardados.
*Publicado por Ligia Tuon