Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Adriano Pires deve ser o próximo presidente da Petrobras, dizem fontes

    O nome do economista já substitui o do general Joaquim Silva e Luna entre os conselheiros da empresa indicados pelo acionista controlador

    Adriano Pires é cotado para assumir presidência da Petrobras
    Adriano Pires é cotado para assumir presidência da Petrobras Divulgação: CNN Brasil

    Raquel Landimda CNN

    O economista Adriano Pires foi indicado pelo governo federal como o próximo presidente da Petrobras, informaram fontes ligadas à companhia. O nome dele substitui o do general Joaquim Silva e Luna entre os conselheiros da empresa indicados pelo acionista controlador.

    A saída de Silva e Luna foi confirmada por fontes ligadas ao Palácio do Planalto e o anúncio deve ser feito ainda nesta segunda-feira (28). Mas a troca só ocorre oficialmente, no entanto, na assembleia de acionistas, marcada para o dia 13 de abril.

    Segundo apurou a CNN Brasil, uma nova lista de conselheiros foi entregue hoje pelo governo federal com a mudança dos nomes e a indicação de Pires como presidente.

    Silva e Luna vinha sendo constantemente criticado pelo presidente Jair Bolsonaro por manter os preços dos combustíveis atrelados ao mercado internacional. O petróleo vem subindo por causa da guerra na Ucrânia.

    É a segunda mudança feita por Bolsonaro na estatal pelo mesmo motivo sem conseguir alterar a política de preços. Ele já havia demitido o economista Roberto Castello Branco e colocado o general em seu lugar.

    Ao contrário das expectativas, porém, Silva e Luna não alterou a paridade internacional. Ele foi convencido pela área técnica da empresa que é impossível fazer isso sem desobedecer as leis do mercado de capitais e o estatuto da Petrobras.

    Pires é diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura e um crítico das políticas de governos petistas de segurar artificialmente os preços dos combustíveis. Fontes do setor não acreditam que ele vá mudar os rumos da companhia.

    Também estava cotado para o cargo Rodolfo Landim, que já trabalhou na Petrobras e foi presidente da antiga BR Distribuidora. Hoje Landim comanda o clube de futebol Flamengo.

    Procurada, a Petrobras ainda não se pronunciou e Pires não atendeu as ligações.